04/02/2023

A MINISTRA DO TURISMO A CADA DIA SE ENTERRA EM DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO - O CHEFE CONTINUA MUDO

Empresas fantasmas: Dallagnol aciona MP contra ministra

Nesta sexta-feira (3), o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) acionou o Ministério Público do Rio de Janeiro contra a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pedindo investigação sobre o uso do fundo eleitoral.

Carneiro foi eleita a deputada federal pelo União Brasil do Rio de Janeiro. Segundo reportagens recentes, ela usou mais de R$ 1 milhão do fundo eleitoral com gráficas que não funcionam nos locais indicados.

– Acionei hoje as Promotorias Criminal, Eleitoral e de Patrimônio Público do RJ contra a ministra do Turismo de Lula, Daniela Carneiro. Segundo divulgou a imprensa, a ministra teria usado R$ 1,09 milhão do fundo eleitoral em gráficas que não existem nos endereços cadastrados – revelou o parlamentar.

Dallagnol fez questão de citar a promessa do presidente Lula de afastar ministros que forem envolvidos em escândalos, mas que nada fez até o momento contra pelo menos dois de seus escolhidos: Daniel e Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

– Além das suspeitas sobre as gráficas serem fantasmas, a imprensa revelou que o dono das gráficas foi secretário em Belford Roxo, cidade em que o esposo da ministra do Turismo é prefeito. A suspeita é de que os valores possam ter sido desviados por meio de lavagem de dinheiro. Os fatos são graves e, se comprovados, podem configurar os crimes de apropriação indébita eleitoral, falsificação de prestação de contas eleitoral e lavagem de dinheiro, e também improbidade administrativa. Pediremos o afastamento judicial da ministra se forem confirmados – declara o ex-procurador.

Dallagnol ainda fala sobre lutar pela autonomia do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), órgão que Lula submeteu ao Ministério da Fazenda, liderado por Fernando Haddad.

Nenhum comentário: