19/01/2023

TIRO NO PEITO DE LULA: É O QUE SUGERE MATÉRIA DE CAPA DA FOLHA DE S. PAULO

Montagem fotográfica na capa da Folha sugere um tiro no coração de Lula

Folha de S. Paulo produziu uma montagem fotográfica com manipulação digital em sua principal foto da primeira página, hoje, cujo resultado — publicado ao lado de uma manchete sobre o incômodo de Lula com excesso de militares no governo — parece sugerir que o presidente da República poderia ser alvo de um atentado à bala.

A imagem causou polêmica e uma avalanche de críticas. “Foto feita com múltipla exposição mostra Lula ajeitando gravata e vidro avariado em ataque”, diz a legenda da imagem, com crédito para a fotojornalista Gabriela Biló.

A matéria ilustrada pela imagem leva o título de “No foco de Lula, presença militar no Planalto é recorde”.

“Técnica de ‘múltipla exposição de imagens’, na capa da Folha. Um eufemismo, em tempos de pós-verdade, para definir a manipulação da informação. Isso não é jornalismo. Isso é uma perversa adulteração da realidade. No caso, perigosíssima, pela gravidade da atual situação do país”, protestou o escritor Lira Neto pelo Twitter.

Para a usuária Holanda Karla, a foto “sugere um tiro no peito de Lula”. Para outra, “há que ter mais responsabilidade”: “é triste quando o jornalismo claudica”.

agendadopoder

Nenhum comentário: