26/01/2023

OS ESPANHOIS SÃO RIDÍCULOS

Vinicius Júnior é provocado por torcedores do Atlético de Madrid com simulação de enforcamento

Às vésperas do clássico contra o Real Madrid pela Copa do Rei, torcedores Atlético de Madrid colocaram um boneco com a camisa do atacante Vinicius Junior, pendurado pelo pescoço (simulando um enforcamento) em uma ponte da cidade de Madrid, local de origem dos clubes e capital da Espanha. Acima do boneco, havia uma faixa estendida com a frase "Madrid odeia o Real", lema de uma torcida organizada do time Colchonero.

Em notas oficiais divulgadas após o ato, Atlético de Madrid, Real Madrid, La Liga (nome dado ao Campeonato Espanhol), a Federação Espanhola de Futebol e outras entidade repudiaram o ato. O Atlético condenou o ato, e o Real pediu punição.

Confira o comunicado do Real Madrid na íntegra:

"O Real Madrid CF agradece o apoio e as manifestações de carinho recebidas após o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius. Manifestamos a nossa mais firme condenação a acontecimentos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada têm a ver com os valores que o futebol e o desporto representam. Estas agressões como as que sofre agora o nosso jogador, ou as que qualquer atleta pode sofrer, não podem ter lugar numa sociedade como a nossa. O Real Madrid está confiante de que todas as responsabilidades daqueles que participaram de um ato tão desprezível serão expurgadas", disse o clube de Vini Jr."

Racismo sofrido por Vinicius Jr

Autor do gol do título do Real Madrid na última Champions League, Vinicius Júnior sofre com constantes ataques racistas por parte de torcedores de outros clubes da Espanha. Em dezembro do ano passado, o jogador foi chamado de "Negro de m*" por torcedores do Valladolid, em partida válida pela La Liga. Porém, o caso mais grave aconteceu em setembro, durante clássico contra o Atlético de Madrid. Na partida, disputada no estádio Wanda Metropolitano, torcedores do Atlético chamaram Vinicius Júnior de "macaco" antes e durante a partida.

Nenhum comentário: