05/01/2023

ESSA MUITA GENTE NÃO SABIA - NEM EU

Indicado para Petrobras, Jean Paul tem 4 empresas no setor

O indicado à presidência da Petrobras pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jean Paul Prates, tem 4 empresas na área de óleo e gás e petróleo. Essa situação é incompatível para quem vai assumir a presidência da empresa de acordo com a Lei das Estatais. Prates nega que haja conflito de interesse.

Essas são as companhias de Jean Paul Prates que aparecem ativas na Receita Federal:

- Carcará Petróleo – a exploração de petróleo aparece como atividade principal da empresa na Receita;

- Singleton Participações Imobiliárias – é registrada na Receita como consultoria. É sócia da Carcará Petróleo e das outras duas consultorias abaixo;

- Expetro – consultoria especializada na área de petróleo e gás natural. Jean Paul participa da empresa via Singleton;

- Bioconsultants – consultoria especializada em recursos naturais e meio ambiente.

Há também uma 5ª empresa, a Prates & Associados Advogados, que atua na área de advocacia e direito.

A Lei das Estatais veda a indicação de “pessoa que tenha ou possa ter qualquer forma de conflito de interesse” para estar na diretoria da companhia. Jean Paul Prates tem empresa que atua no mesmo ramo e outras que podem prestar serviços a concorrentes da Petrobras.

De acordo com apuração do site Poder360, Jean Paul Prates precisará vender sua participação nas empresas para obter o aval da governança da Petrobras, na etapa de elaboração do parecer pelo Comitê de Elegibilidade.

Jean Paul Prates confirmou que é sócio da Carcará Petróleo e da Singleton. Disse que deixará a Carcará. Sobre a Singleton, ainda não informou nada.

O senador disse que as empresas não têm “nenhum serviço ou conexão com a Petrobras”. O Poder360 confirmou que todas as empresas do senador não constam na base de contratos da Petrobras. Mas segue incerto o nome dos clientes desses empreendimentos e se são concorrentes da estatal.

Com informações de Poder 360

Nenhum comentário: