12/12/2022

PETROBRAS: DEU RUIM PARA JEAN PAUL

Impedido pela Lei, Jean Paul terá concorrência de Mercadante por comando da Petrobras

O senador Jean Paul Prates (PT) não esconde de ninguém o desejo de assumir a Presidência da Petrobras a partir de 2023, no governo do presidente eleito Lula da Silva (PT). Mas, para isso, terá dois grandes obstáculos.

O primeiro, e maior deles, é a Lei das Estatais. A legislação proíbe a nomeação para o cargo de quem tenha concorrido nos últimos três anos - mesmo caso de dirigentes partidários. Prates foi candidato à Prefeitura de Natal em 2020 e a suplente nas eleições deste ano.

Mas, como se não bastasse isso, agora surgiu um outro empecilho. O colunista Lauro Jardim publicou em O Globo que o nome do ex-ministro Aloizio Mercadante surge como opção de Lula para a mesma vaga.

Mercadante foi peça importante no núcleo-duro do PT na campanha eleitoral e segue como um papel-chave na equipe de transição. Mas, ao que parece, não terá vaga entre os novos ministros de Lula. Porém, é agora apontado como forte nome para ocupar a Petrobras, a mais importante estatal do país.

Enquanto isso, nos bastidores, Jean Paul segue até mesmo consultando nomes para a formação de uma futura gestão que pode nem acontecer.

Nenhum comentário: