12/12/2022

LULA QUER REVOGAR LEI DAS ESTATAIS E VOLTAR A APARELHAR BANCOS E ESTATAIS - ESTRATÉGIA DO PT

Revelada a estratégia do PT: Lula quer revogar Lei das Estatais e voltar a aparelhar bancos e estatais

O time do presidente eleito Lula estuda revogar a Lei das Estatais para voltar a permitir a indicação de políticos para os cargos de diretoria e conselhos de administração de empresas públicas.

A ideia é editar uma Medida Provisória para revogar o projeto de lei aprovado na gestão Temer em 2016 – uma resposta da classe política à pressão popular no esteio da operação Lava Jato. Como registramos há pouco, o mercado reagiu mal à possibilidade de revogação da medida.

O Antagonista apurou que o próprio Congresso é a favor da MP. Alguns parlamentares do Centrão, de partidos como PSD, MDB e PT enxergam na iniciativa uma forma de melhorar a governabilidade no início do mandato Lula. Hoje, um dos maiores gargalos da gestão do petista é conseguir abrigar aliados de vários partidos no primeiro e segundo escalões da Esplanada dos Ministérios.

A própria presidente do PT, Gleisi Hoffmann, já defendeu a medida em discurso no plenário da Câmara, em junho deste ano.

“A Lei das Estatais diz que ninguém que participou de eleição há 4 anos pode ser indicado diretor da Petrobras ou diretor de uma estatal. Não pode ser político, não pode ser líder de partido, como se ser político fosse crime. E nós sabemos como funciona. […] É a iniciativa privada que corrompe”, declarou a parlamentar.

Com informações do O Antagonista

Nenhum comentário: