13/12/2022

CALMA GUERREIRO, GILMAR É 'SOLTADOR'

Com julgamento empatado no STF, Cabral depende do voto de Gilmar Mendes para ganhar a liberdade

A liberdade do ex-governador Sérgio Cabral depende agora exclusivamente do voto do ministro Gilmar Mendes , o único da 2ª Turma do STF que ainda não se pronunciou. Agora há pouco, Kassio Nunes Marques votou contra os pedidos da defensa, empatando o julgamento em dois a dois, como registrou Lauro Jardim, em O GLOBO.

Leia a nota de Lauro

Kassio Nunes Marques acaba de votar contra dois pedidos que a defesa de Sergio Cabral fez à Segunda Turma do STF. Em um deles, o ministro negou um habeas corpus para suspender a única ordem de prisão que mantém o ex-governador do Rio de Janeiro custodiado num presídio em Niterói. Com isso, seguiu a posição do relator, Edson Fachin, e igualou o placar ante os dois votos já favoráveis à libertação de Cabral (de Ricardo Lewandoski e de André Mendonça).

Assim, Gilmar Mendes, que tem até sexta-feira para se manifestar, será o responsável por decidir se Cabral continuará preso ou não.

O ex-governador foi alvo da Lava-Jato em novembro desde 2016 e, embora condenado a penas que superam os 400 anos, ainda recorre dessas sentenças. O que se discute no STF é a derrubada do mandado preventivo que o mantém preso.

Nenhum comentário: