08/11/2022

NOTÍCIAS FALSAS SOBRE SAÚDE DE LULA FOI ESPALHADA POR PROFESSOR DA USP

Médico professor da USP teria espalhado notícias falsas sobre saúde de Lula

O professor José Antônio Franchini Ramires, titular da disciplina de cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ajudou a compartilhar notícias falsas na última semana que apontavam problemas de saúde do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista estava de folga no Sul da Bahia, já iniciou as reuniões da transição e estará em Brasília nesta quarta-feira (9) para articular apoios para o futuro governo.

As mensagens falsas compartilhadas pelo professor diziam que ele estava novamente com câncer. A informação foi revelada pela revista "Fórum" e um grupo de advogados do grupo "Prerrogativas" deve inclusive representar contra ele no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) para pedir a investigação do profissional de saúde, que chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Saúde no governo Bolsonaro.

A mensagem divulgada por Ramires sugeria que Lula estaria com um "linfonodo jugulocarotideo, com certeza recidiva loco-regional" e dizia que o ex-presidente não quis operar e agora estava com carcinoma de base de língua bastante agressivo. Nada disso é verdade.

O médico foi ouvido pelo jornal "Folha de S.Paulo" e afirmou que tudo se tratava de "fofocas e fales múltiplos". "Veja nas mídias a quantidade que sai toda hora e algumas pessoas se aproveitam, na escuridão do anonimato covarde, para imputar a imagem de outros. Isso é comum num país onde os inescrupulosos e aproveitadores estão à solta". Ele, porém, não disse se era o autor das mensagens, como mostram os prints das conversas.

Nenhum comentário: