09/11/2022

'ATOS SEM PERTUBAÇÕES É DEMOCRÁTICO' - DIZ GARIBALDI FILHO

Garibaldi legitima atos golpistas, “sem perturbações, é democrático”

O ex-ministro da Previdência Social e ex-presidente do Congresso Nacional, também ex-governador do Rio Grande do Norte e ex-senador da República, Garibaldi Alves Filho, 75 anos, disse nesta terça-feira ser favorável às manifestações antidemocráticas, que ocorrem após as eleições e que pedem intervenção federal. No entanto, ele aguarda que haja uma pacificação no Brasil.

Em Natal, mesmo sem a participação de políticos bolsonaristas, manifestantes ocupam a frente do quartel general na avenida Hermes da Fonseca. Eles pedem golpe militar e o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF), dentre outras pautas consideradas antidemocráticas.

Para o ex-senador, para contar com seu apoio, porém, essas manifestações precisam ser ordeiras e não atrapalhar o direito de ir e vir. “Desde que elas não possam trazer nenhum atropelo a vida do outro, acho que tudo é democrático, a não ser que haja aquele incômodo e perturbação”, pontua.

Apesar do posicionamento, Garibaldi, que disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não conseguiu se eleger, com mais de 92 mil votos, defende que haja um distensionamento dos ânimos. “Depois desse acirramento e tensões, o que se espera é que tenhamos uma pacificação”, diz.

Em entrevista ao AGORA RN, Garibaldi avalia que Lula poderá fazer um grande governo a partir de janeiro, mas, para isso, terá de buscar essa pacificação. Quanto ao atual presidente, Jair Bolsonaro, considera que caberá a ele um papel relevante na política, como líder da direita, desde que, todavia, busque equilíbrio.

Sobre a governadora Fátima Bezerra (PT), Garibaldi acredita num segundo governo melhor, a partir da capacidade de realizar investimentos. “Eu que já fui governador, sei o que isso representa, você se limitar ao pagamento das obrigações para com o pessoal e para com os fornecedores. O importante é investir”, afirma.

Nessa entrevista, Garibaldi também faz uma revelação: a partir de agora, não disputará mais cargo eletivo, passando a se dedicar integralmente a ajudar o filho vice-governador eleito Walter Alves, na direção do MDB potiguar. “Minha participação de agora em diante será partidária. Sem pretensões mais de ser candidato”. Confira a seguir a íntegra de sua entrevista:

AGORA RN – Que achou do resultado das urnas?

GARIBALDI FILHO – Eu acho que foi uma eleição muito apertada, mas, agora, depois desse acirramento e tensões, o que se espera é que tenhamos uma pacificação no país.

AGORA RN – Que está achando dessas manifestações em frente aos quarteis?

GARIBALDI FILHO – Sobre essas manifestações, eu vou dizer o óbvio, porque hoje eu estou lhe presenteando com declarações óbvias. Desde que elas não possam trazer nenhum atropelo a vida do outro, acho que tudo é democrático, a não ser que haja aquele incômodo e perturbação.

AGORA RN – Que acha do orçamento secreto, deve ser mantido?

GARIBALDI FILHO – Eu não fui eleito deputado, mas, se fosse para lá, realmente eu iria pleitear a transparência na questão orçamentária. Mas, isso é fácil dizer, porque eu não vou assumir.

AGORA RN – Sua expectativa em relação ao governo Lula?

GARIBALDI FILHO – Eu acho que Lula poderá fazer um bom governo se ele enveredar pelo caminho da pacificação e da boa convivência, no sentido de ele ter um Congresso com uma gestão eficaz, que possa aprovar seus projetos.

AGORA RN – Que acha do comportamento de Bolsonaro após a derrota?

GARIBALDI FILHO – Bolsonaro ele não me surpreende, e não surpreende a ninguém. O estilo dele. Ele é uma pessoa que tem um temperamento beligerante. Eu só espero que ele tenha agora uma responsabilidade muito grande porque a votação dele lhe deu essa condição nova, a de ser um líder de direita e isso vai ser importante para o país, para que ele possa coaptar as pessoas pela boa convivência entre contrários.

AGORA RN – Que acha do novo governo Fátima?

GARIBALDI FILHO – Eu estou achando que, para usar o slogan dela da campanha: o melhor vai começar agora. Ela teve um governo difícil com o primeiro mandato, com dificuldades financeiras, mas agora ela vai poder investir. Esse é o grande desafio. Eu que já fui governador, sei o que isso representa, você se limitar ao pagamento das obrigações para com o pessoal e para com os fornecedores. O importante é investir, e eu creio que agora ela vai partir para isso, se Deus quiser.

AGORA RN – O senhor vai ter alguma participação no governo? Tem pretensão em assumir algum cargo?

GARIBALDI FILHO – Não, a participação minha vai ser partidária de agora em diante. Partidária e sem pretensões mais de ser candidato. Eu vou prestar minha contribuição ao partido. Eu, que sempre fui de um só partido, do MDB, e agora vou realmente prestar meu serviço ao partido e ajudar o meu filho – Walter – que vai ter essas honrosas atribuições de vice-governador.

Agora RN

Nenhum comentário: