29/10/2022

SAIBA COMO RECUPERAR RELAÇÕES APÓS DESAVENÇAS POLÍTICAS

Brigou nas eleições? Saiba como recuperar relações após desavença por política

Às vésperas do segundo turno das eleições, marcadas por embates polarizados e animosidade entre candidatos, o sentimento entre a maioria das pessoas é de exaustão. Bem como ocorreu em pleitos anteriores, o período atual revive discussões acirradas nas redes sociais e brigas entre familiares. Entretanto, os conflitos e a estafa mental podem ser evitados, conforme explicam especialistas.

Algo importante a se considerar é que a preferência política de uma pessoa não apaga necessariamente as qualidades e os pontos em comum que ela pode ter com você, segundo explica o docente do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) Fernando Miranda, mestre em psicologia e especialista em comportamento.

“Uma assertiva clássica na mediação de conflitos é: Que tal buscarmos pontos onde nos afinizamos e onde somos semelhantes, ao invés de apenas discordar do ponto em que somos diferentes? Voltar para um ponto de concordância é um primeiro passo para sair de um conflito”, afirma o psicólogo.

Se abster de revelar suas preferências políticas também pode ser um caminho para muitas pessoas, explica o especialista em comportamento.

Se desconectar-se das redes também é um caminho, mas se não for possível, em razão de trabalho ou por outro motivo, outra opção seria visualizar menos as redes durante a semana.

Nos casos de relações pessoais presenciais, o professor cita que é sempre bom salientar os pontos positivos de encerrar uma etapa de conflito, mostrando que todos poderão seguir com as suas vidas e deixar a briga definitivamente para trás.

CNN

Nenhum comentário: