03/09/2022

OMS ANUNCIA MAIS UMA PRAGA - SURTO MISTERIOSO DE PNEUMONIA NA ARGENTINA

OMS monitora surto misterioso de pneumonia na Argentina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que monitora o recente surto de pneumonia na Argentina. Dez pessoas foram diagnosticadas com a condição e três morreram desde meados de agosto. A causa da doença ainda não foi esclarecida.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da OMS, os casos estão vinculados a uma clínica privada da cidade de San Miguel de Tucumán, no noroeste do país.

Testes para a detecção de vírus respiratórios, bacterianos e fungos foram feitos e todos tiveram resultados negativo. Segundo autoridades da Opas, amostras biológicas foram enviadas à Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde da Argentina para testes adicionais.

Dentre os pacientes estão cinco profissionais de saúde e um paciente tratado na enfermaria de terapia intensiva da clínica. Os primeiros sintomas foram notificados entre 18 e 22 de agosto, eles incluíam febre, dores musculares e abdominais e falta de ar.

Outros três casos foram confirmados na quinta-feira (1º/9) e o mais recente nessa sexta-feira (2/9). De acordo com as autoridades locais, os três pacientes que morreram tinham outras doenças prévias ao diagnóstico de pneumonia.

Vários pacientes tiveram pneumonia em ambos os pulmões, o que fez especialistas sugerirem que a causa pode estar relacionada à alguma substância inalada por eles.

Com informações da agência Reuters

Nenhum comentário: