18/08/2022

URNA ELETRÔNICA: STYVENSON VAI TER QUE TROCAR FOTO - SAIBA PORQUE

MP pede para Styvenson trocar foto escolhida para urna eletrônica

O Ministério Público Eleitoral pediu nesta quinta-feira (18) para o candidato do Podemos ao Governo do Estado, Styvenson Valentim, trocar a foto escolhida para a urna eletrônica. De acordo com o procurador Rodrigo Telles de Souza, Styvenson desobedeceu a resoluções da Justiça Eleitoral ao escolher uma foto em que está de braços cruzados.

“Não se trata de apego exagerado a formalismos. Ao contrário, busca-se evitar que candidatos utilizem a foto constante na urna eletrônica para, depois, cobrar, do eleitor que anteriormente havia sido ilicitamente cooptado, informações sobre detalhes da foto (ex.: se estava de braços cruzados, com as mãos no bolso, de corpo inteiro, etc.), a fim de comprovar se o eleitor havia, realmente, nele votado”, afirma o procurador no pedido.

De acordo com Rodrigo Telles, “é esse, justamente, o objetivo da norma, ou seja, evitar que a fotografia do candidato constante na urna eletrônica seja utilizada como mais um mecanismo de cooptação ilícita de eleitores, razão pela qual ela deve obedecer, fielmente, às especificações lá contidas”.

O pedido do MP ainda será analisado pela Justiça Eleitoral. Se acatado o pedido, a Justiça dará um prazo para que o candidato substitua a imagem.

Com informações da 98 FM

Nenhum comentário: