19/08/2022

TEM CERTEZA, TOFFOLI?

Ministro Dias Toffoli diz que o “TSE não decide eleições”

Nesta sexta-feira (19), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli disse que o “TSE não decide eleição”. A declaração foi em defesa das urnas eletrônicas e do fim da “discussão” sobre as lisuras das eleições.

– É uma perda de tempo ficarmos nessa discussão [da segurança das urnas]. O TSE não decide eleição, quem decide eleição é o povo soberanamente – disse Toffoli.

O ministro participou de um encontro em São Paulo, organizado pelo Grupo Esfera para debater a relação entre os Três Poderes. Também participam o ministro da Casa Civil Ciro Nogueira e os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente.

– A urna é segura, é um motivo de orgulho para a nação brasileira. Todos aqui presentes, o presidente do senado [Rodrigo Pacheco], o presidente da Câmara [Arthur Lira] e o senador Ciro Nogueira, foram eleitos por esse sistema – emendou Toffoli em sua oportunidade no evento.

Toffoli aproveitou para lembrar das eleições de 2014, quando Aécio Neves (PSDB) questionou o resultado favorável à Dilma Rousseff (PT).

– Foi assim que aconteceu quando o PSDB pediu auditoria. O próprio PSDB reconheceu o erro quando pediu auditoria. O partido reconheceu que foi desnecessário, apenas para justificar a derrota do Aécio [Neves] – disse.

O ministro do Supremo falou também sobre a necessidade de se “colocar elites juntas para discutir o Brasil”.

– O Brasil não tem uma elite nacional única, somos uma Federação – ressaltou.

Nenhum comentário: