20/08/2022

SÉRIE C: ABC RUMO A SÉRIE B COMEÇA DESAFIO NESTE SÁBADO (20) CONTRA O FIGUEIRENSE

Largada rumo a Série B começa neste sábado para o ABC

O ABC inicia hoje o seu mais importante desafio da temporada: a luta pelo acesso para a Série B. Essa meta vem sendo perseguida desde 2018 quando a equipe foi rebaixada para Série C. A partida diante do Figueirense, cujo início está previsto para às 17h, no Frasqueirão, tende a ser um confronto de muita estratégia entre as duas equipes. A favor dos potiguares, pesa o bom aproveitamento nos jogos como mandante, onde eles conseguiram conquistar 77,7% dos pontos disputados, o que traduzindo para valores absolutos mostra que a equipe obteve 21 dos 27 pontos colocados em jogo.

O treinador Fernando Marchiori não possui dúvida que daqui por diante as partidas serão disputadas como um verdadeiro jogo de xadrez, onde além de exigir um nível muito alto de concentração dos atletas dentro das quatro linhas, vai exigir dos treinadores velocidade de pensamento para decifrar o mais rápido possível a tática do adversário e criar meios para neutralizar os pontos fortes para evitar maiores problemas.

"Para que se possa atingir todas as suas metas numa competição como o Brasileiro, a equipe necessita evoluir. Nós voltamos a crescer na competição na reta final, após um período de estagnação em que ficamos sem vencer. Temos de ser um time cascudo, com atenção redobrada. Os detalhes farão a diferença agora e temos de manter um estado emocional bom, pegar tudo que passamos até aqui e tomar como experiência", ressaltou Marchiori.

O adversário contra o qual irá abrir a segunda fase, venceu o recente encontro entre os dois clubes, mas foi o único adversário que enfrentou contra o qual a equipe natalense usou uma formação toda reserva. Enquanto isso, os catarinenses usaram praticamente todos os seus titulares e Fernando Marchiori acredita que eles não virão atuar em Natal com profundas modificações. Mas seja qual for a forma escolhida, o que o comandante tem certeza, é de que o confronto tende a ser dos mais equilibrados.

"Com a estreia em casa temos a possibilidade boa de largar com três pontos e ir para os dois jogos fora, contra Paysandu e Vitória, já com algo acumulado em termos de pontuação. Agora vamos pensar em fazer uma boa estreia, teremos apenas grandes adversários pela frente e temos de nos preparar bem. Aqui no Frasqueirão sempre nos mostramos muito fortes e que a gente possa seguir dessa forma com o apoio de todos", destacou o técnico abecedista.

Conscientes de que a derrota vai pesar bastante dentro dessa competição pela vaga na Série B, os atletas abecedistas acreditam estar preparados para o tamanho do desafio, mas alertam que não se pode esperar jogos bonitos com lances de efeito, mas sim muita disputa pela posse de bola e disposição para marcar o adversário e parte a parte.

A ideia é de que os confrontos sejam bem mais disputados e que as equipes visitantes venham a Natal cada vez mais fechadas em busca de jogar em cima dos erros do ABC. “Graças a Deus conseguimos concluir a primeira fase da forma como esperávamos, mas agora vamos estrear num campeonato diferente, com partidas bastante estratégicas e difíceis. Isso vai exigir que o nosso grupo apresente um nível de atenção gigante, sem vacilar nem por um minuto. De minha parte acredito que nós estamos preparados para buscar os objetivos traçados pelo clube”, afirmou o meio-campista.

Reis salienta que diante da situação, onde a conquista de qualquer ponto na casa do adversário será importante, ele espera encarar um Figueirense com um sistema defensivo muito forte e que irá exigir bastante dos atacantes abecedistas.

“Nessa fase decisiva poucas equipes vão se arriscar a jogar abertas e para frente na casa do adversário. Não acredito que o Figueirense venha atuar no Frasqueirão focado apenas na vitória. Acho que vão se fechar para garantir um resultado positivo e da nossa parte, teremos de trabalhar dobrado para furar o bloqueio defensivo dos adversários”, ressaltou Wellington Reis.

No lado dos catarinenses existe muito respeito aos adversários que o Figueirense terá pela frente nesta. O lateral Muriel classifica os confrontos como muito difíceis e aponta que esse é o grupo da morte da segunda fase.

“É o grupo da morte. É uma pré-Série B. Só times de camisa, que já jogaram a Série B. Se a gente quer estar na Segunda Divisão, já começa agora”, disse o atleta, que ressaltou o momento do Figueirense na temporada. “É uma oportunidade única para colocar o Figueirense onde merece estar. Para quem está aqui é uma chance de ouro”, destacou o atleta que espera um bom resultado hoje.

TN

Nenhum comentário: