18/08/2022

QUATRO CANDIDATOS COM MAIS DE 80 ANOS DISPUTAM AS ELEIÇÕES NO RN

RN tem quatro candidatos com mais de 80 anos; três são deputados estaduais

Deputado José Dias
O Rio Grande do Norte tem somente quatro candidatos com mais de 80 anos registrados para a disputa das eleições deste ano. Todos disputam o cargo de deputado estadual e, deles, três já estão no exercício do cargo. José Dias (PSDB) é o candidato mais velho na disputa deste ano, de acordo com os dados da Justiça Eleitoral.

Com nove mandatos consecutivos como deputado estadual, José Dias completou 83 anos em abril deste ano e vai para a disputa de mais um período como membro do Poder Legislativo. O segundo da lista é o deputado estadual e ex-governador Vivaldo Costa (PV), que busca seu sétimo mandato na Assembleia e vai completar 83 anos em novembro.

Quem também está na lista dos candidatos com mais de 80 anos é o deputado estadual Raimundo Fernandes (PSDB), que busca seu nono mandato como parlamentar no Legislativo Estadual. Ele é o quarto candidato mais velho na disputa, atrás de José Dias, Vivaldo e do candidato a deputado estadual Gilvan Carlos (PMB), que também tem 80 anos.

Estatísticas

De acordo com a Justiça Eleitoral, os candidatos com mais de 80 anos representam 0,73% do total de candidatos, mesmo percentual dos candidatos na faixa entre os 75 e 79 anos. A maior faixa etária da eleição está na faixa entre os 40 e 49 anos, com 33,15% dos candidatos, sendo 83 postulantes a cargos eletivos com idade entre 40 e 44 anos, e 98 com idade entre os 45 e 49 anos.

Os candidatos jovens, entre 21 e 34 anos, correspondem a 13,74% das opções nas eleições. Somente 7 candidatos têm menos de 25 anos, enquanto 41 têm entre 30 e 34 anos.

No Brasil

No país, somente 99 candidatos têm mais de 80 anos de idade, sendo que quatro postulantes aos cargos eletivos têm mais de 90 anos. O mais velho na disputa é Cutrim, do PRTB do Rio de Janeiro. Com 95 anos de idade, ele tenta o cargo de deputado federal, assim como Pereira Sanches (PSC/MG), de 90 anos, e Dr. Coimbra (Avante/SP), de 92 anos. Alberto Schlatter (Podemos/MS), de 90 anos, é candidato a vice-governador.

TN

Nenhum comentário: