03/08/2022

LIBERTADORES: CORINTHIANS PERDE PARA O FLAMENGO EM SÃO PAULO NO JOGO DE IDA

Flamengo arma classificação para semifinais da Libertadores

A missão do Corinthians não era fácil. Pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, o time enfrentaria o Flamengo, atual vice-campeão do torneio e invicto nesta edição da competição sul-americana, na Neo Química Arena. Desfalcado de última hora de Willian, o Alvinegro não foi páreo para o ótimo futebol ofensivo da equipe rubro-negra. Com gols de Arrascaeta e Gabigol, a equipe carioca venceu por 2 a 0 fora de casa e encaminhou a classificação para as semifinais.

Ao Corinthians, resta partir para o ataque na próxima terça-feira, no Maracanã. O time precisará vencer a partida de volta por dois gols de diferença para levar a disputa para os pênaltis. O Alvinegro só avançará direto se vencer o Flamengo por três gols de diferença no Rio de Janeiro.

O primeiro tempo começou com os dois times trocando passes e sem muita pressa para chegar ao gol adversário. Do lado do Corinthians, o técnico Vítor Pereira optou por escalar cinco jogadores em seu meio-campo, três volantes. A ideia do treinador era de que o time, com a posse de bola, passasse a atacar o adversário.

Aos poucos, o Flamengo começou a encaixar sua troca de passes vertical e em velocidade, criar chances e fazer Cássio trabalhar e tomar alguns sustos. O sistema defensivo corintiano, que até que cumpria bem as determinação de seu treinador, falhou feio aos 37 minutos e o Flamengo saiu na frente. Cantillo não conseguiu afastar uma investida rubro-negra e a bola sobrou para Arrascaeta, que bateu no ângulo esquerdo de Cássio, sem chance para o goleiro.

Vítor Pereira voltou para o segundo tempo com Giuliano e Róger Guedes nos lugares de Cantillo e Adson, na tentativa de tornar o time mais ofensivo. O time mal teve tempo para esboçar uma jogada ofensiva um pouco mais trabalhada e o Flamengo chegou ao segundo gol. Aos seis minutos, Rodinei passou como quis por Fausto Vera e tocou na entrada da área para Gabigol, que aproveitou falha feia de Balbuena, que furou ao tentar cortar a bola - o atacante flamenguista ajeitou e bateu no canto direito baixo de Cássio, que ainda viu a bola bater na trave antes de entrar.

A partir daí, a partida ganhou em velocidade. O Corinthians melhorou ofensivamente e teve boas chances com Piton e Róger Guedes, mas sofria defensivamente e quase levou mais gols com David Luiz duas vezes, em uma cabeçada e em um chute colocado, e com o chileno Vidal, que entrou no segundo tempo e só não fez o terceiro porque Bruno Méndez salvou em cima da linha.

Os próximos dias serão decisivos para o futuro do Corinthians em 2022. O time precisará reverter o resultado tanto na Libertadores, contra o Flamengo, quanto na Copa do Brasil, contra o Atlético-GO. E no Brasileirão, o time não terá vida fácil na perseguição ao rival Palmeiras, líder da competição. O sonho de título nesta temporada pode acabar se tornando um pesadelo.

O Timão perdeu uma invencibilidade de 21 jogos em casa.

Nenhum comentário: