21/08/2022

A PALAVRA DE DEUS PARA ESTE DOMINGO (21) - POR PADRE BIANOR JR.

Padre Bianor Jr.


Natal/RN, Domingo, 21 de agosto de 2022

XXI Domingo do Tempo Comum

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

“A rainha está à direita do rei.” (Sl 45(44)

Lc 1,39-56: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz. porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que têm planos orgulhosos no coração. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos. Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa".

Irmãos e irmãs,

Celebramos hoje, adiado do último dia 15 de agosto, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos céus.

Último dogma Mariano proclamado, o Papa Pio XII exclamou em 1º de novembro de 1950 ser fé da Igreja que “a Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrestre, foi elevada aos céus de corpo e alma”.

Vemos na Liturgia de hoje que Maria, na casa de Isabel, louvou a Deus reconhecendo que ele fez maravilhas em sua vida e na vida de seu povo: "Ele derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes".

Celebrando a assunção da Virgem Maria ao céu, estamos festejando tudo o que de maravilhoso Deus fez na vida de sua serva e continua a fazer em nossa vida.

Deus nos deu seu Filho unigênito para nossa salvação.

Jesus sacrificou-se por nós e o Pai o ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram.

Todos os que pertencemos a Cristo ressuscitaremos em sua vinda.

Cremos, com a Igreja, que a "Cheia de graça” já está com o Filho na glória. Com ela, louvamos o Senhor por suas maravilhas: "A minha alma engrandece o Senhor".

(Cf. paulinas. viver a palavra 2022)

PROPOSTA DO DIA:

Louvar a Deus com as palavras de Maria (Lc 1,46-55)


Pe. Bianor
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação


Programação deste Domingo na Antiga Catedral:

7h: missa na Matriz

9h: Missa no Passo da Pátria

16h30: Missa Solene da Assunção de Nossa Senhora na Igreja Matriz, presidida pelo Monsenhor Flávio Medeiros, cantada pela Orquestra da Basílica Menor de Acari.

Nenhum comentário: