19/08/2022

A 'JUSTIÇA DOS MEUS SONHOS' ABSOLVE MAIS DOIS CORRUPTOS

Marcelo Odebrecht e Fernando Pimentel são absolvidos de denúncia de corrupção

No âmbito da Operação Acrônimo, o MPF acusava o empreiteiro e o ex-ministro petista de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da Justiça Federal em Brasília, absolveu, como divulgado nesta quinta-feira (18), Marcelo Odebrecht (foto) e Fernando Pimentel de uma denúncia do MPF de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Segundo a acusação, entre 2011 e 2012, Pimentel, então-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, teria recebido R$ 15 milhões da Odebrecht.

Em troca, ele liberaria financiamento do BNDES para a empreiteira através da Câmara de Comércio Exterior. Ambos, o banco estatal e o órgão federal, eram subordinados à pasta que comandava na época.

A denúncia é fundamentada em delações premiadas, que, segundo Bastos, “não demonstram o cometimento dos crimes contra a administração pública referidos na inicial acusatória”.

“Em verdade, o Ministério Público Federal não trouxe aos autos prova alguma dos fatos que alegou. Firma-se em relatos prestados por réus colaboradores, os quais sequer permitem a inauguração da instância penal, dando, ao final, como provada a hipótese acusatória”, afirmou o juiz na decisão.

Nenhum comentário: