16/08/2022

A JUSTIÇA BRASILEIRA É UMA 'MÃE'. PARA BANDIDOS!

Justiça solta um dos principais chefes do tráfico do Rio

Um dos principais chefes da maior facção criminosa do Rio de Janeiro, Isaías da Costa Rodrigues, também conhecido como Isaías do Borel, foi solto nesta segunda-feira (15). A Justiça concedeu a ele mudança para prisão domiciliar sob monitoramento de tornozeleira eletrônica.

Segundo a juíza Beatriz de Oliveira Monteiro, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, não há como “prolongar injustificadamente” a permanência de Isaías no presídio. Hoje com 59 anos, ele foi condenado em 2005 a mais de 40 anos de prisão por tráfico de drogas e homicídio.

– O apenado apresenta comportamento carcerário classificado como “excelente”, não havendo apontamento por falta disciplinar desde a sua última prisão, em 2015 (…). Não há amparo constitucional para, em sede de execução penal, prolongar injustificadamente o cumprimento de pena em regime mais gravoso como forma de punição ou como recurso de segurança pública – disse a magistrada em determinação na última sexta (12).

Indo na contramão da juíza Monteiro, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) se posicionou contrário à soltura do condenado devido ao seu “extenso histórico penal” e altíssima periculosidade.

Isaías foi preso pela primeira vez em 1990, após roubar mansões e assumir o controle das bocas de fumo no Borel. Ele seguiu liderando o Comando Vermelho de dentro do presídio. Em 2005, veio sua condenação por tráfico de drogas e homicídio. À época, ele se encontrava no presídio de Bangu, na Zona Oeste do Rio, mas foi transferido em 2006 para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná, acusado de ordenar ataques na cidade.

Após 22 anos de prisão, Isaías ganhou liberdade condicional, sendo solto em 2012 sob a condição de que se mantivesse distante das favelas. Ele voltou a ser preso, no entanto, em 2015, após uma troca de tiros com policiais da Unidade de Polícia Pacificadora no Morro do Borel. Na ocasião, ele estava comandando novamente o tráfico no local.

Com a nova decisão, Isaías está novamente fora das celas. De acordo com a Justiça, ele deverá permanecer em sua residência das 22h às 6h em dias de trabalho. Durante folgas, feriados e fins de semana, ele deve ficar recluso em sua casa durante tempo integral. Isaías também está proibido de deixar o estado sem autorização.

Vídeos compartilhados nas redes sociais na noite desta segunda mostram lançamento de fogos no Morro do Borel. Segundo informações preliminares obtidas pelo jornal O Globo, o objetivo era comemorar a saída de Isaías da cadeia.

Nenhum comentário: