17/06/2022

DANOU-SE: O RN É CAMPEÃO DE DOENÇAS DO BRASIL E DO NORDESTE

Taxa de zika do RN é a maior do País e a de dengue é a maior do Nordeste

O atual momento de aumento de casos de arboviroses em todo o Brasil colocou o Rio Grande do Norte com a maior taxa de prováveis casos de dengue por 100 mil habitantes do Nordeste e a maior taxa de casos de zika no Brasil. Os dados constam no Boletim Epidemiológico 22, divulgado pelo Ministério da Saúde, no período que corresponde às datas de 02/01/2022 a 04/06/2022. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) tem intensificado a capacitação e orientação junto aos municípios, além de atuar com carros fumacês para cidades em transmissão estado mais avançado.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, no período analisado, o Estado registrou 21.819 casos, uma taxa de 612,7/100 mil habitantes. Nos números absolutos no Nordeste, o RN ficou atrás apenas de Bahia e Ceará. Quando se observa a taxa, o Estado fica na primeira posição. Piauí (393,6), Alagoas (310,8) e Ceará (300,1) aparecem na sequência. Já com relação ao Zika vírus, a taxa do RN foi a maior do Brasil, com 47,7 casos para 100 mil habitantes. O total de casos foi de 1.698.  

De acordo com Sílvia Dinara do Nascimento Alves, coordenadora do programa estadual de arboviroses da Sesap, o aumento de casos no Estado pode ser explicado por vários fatores, entre eles a busca na procura dos usuários nas unidades de saúde, antes confinados em razão da pandemia de covid 19. Aliado a isso, ela explica que, com a circulação de vários tipos de mosquitos e variantes do vírus, a probabilidade de aumento na transmissão cresce. 

Clique no link abaixo e veja a matéria completa: 

Nenhum comentário: