29/06/2022

BOLSONARO ESCOLHE DANIELLA MARQUES PARA PRESIDÊNCIA DA CAIXA

Bolsonaro escolhe uma mulher para presidir a CEF

O presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu o nome da secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, braço direito do ministro Paulo Guedes, para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal. A informação foi confirmada pelo Congresso em Foco com fontes do Palácio do Planalto e da Caixa.

A mudança no comando do banco ocorre após o atual presidente, Pedro Guimarães, ser acusado por funcionárias de praticar reinteradamente atos de assédio sexual dentro da empresa. As denúncias vieram à tona na tarde da terça-feira (28) e durante a noite ele esteve reunido com o presidente Bolsonaro. Durante o encontro teria sido acertado que Guimarães entregaria até a noite desta quarta (29) sua carta de demissão. O pedido de demissão ainda é aguardado.

Em avaliações de bastidores, a preocupação do governo em promover a troca o quanto antes se deve à baixa receptividade que o presidente tem demonstrado junto ao eleitorado feminino. Neste mesmo sentido teria pesado a escolha de uma mulher para ocupar o cargo.

Percentuais de pesquisas como a divulgada pelo instituto Datafolha em maio indicou que 60% das mulheres com renda de até dois salários mínimos afirmam que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. Já entre as mulheres com faixa de renda entre 2 e 5 salários esse percentual é de 56%.

Daniela é secretária especial de Produtividade, Emprego e Competitividade e integra a equipe econômica desde que o ministro Guedes assumiu a pasta da Economia. Formada em Administração pela PUC do Rio de Janeiro, Daniella Marques tem vasta experiência no mercado financeiro, onde atuou por 20 anos antes de entrar no governo.

Politicamente ela tem boa inserção no Palácio do Planalto e voz dentro da gestão Guedes, o que indica, também, um fortalecimento do ministro da Economia.

Nenhum comentário: