30/06/2022

ATENÇÃO: GOLPE DO IOF - RECEITA FEDERAL ALERTA CONTRA GOLPISTAS QUE OFERECEM EMPRÉSTIMOS

Receita Federal alerta contra golpistas que oferecem empréstimo


Casos de estelionato por meio eletrônico aumentaram quase 500% no Brasil desde 2018, segundo o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em meio a essa escalada, a Receita Federal tem recebido recentemente relatos de um golpe envolvendo o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Os golpistas se passam por supostas empresas de fornecimento de empréstimo e cobram que a vítima pague o imposto via PIX antes de liberaram o falso valor. Para convencer o consumidor, eles apresentam até notificações e documentos falsificados.

A Receita reforça que nunca fornece dados para recolhimento de tributos por transferência. O recolhimento do IOF, por exemplo, é feito unicamente a partir do ocumento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), que é pago pela própria empresa de empréstimo, e não pelo consumidor.

A Receita também lembra que seus servidores não prestam serviço de empréstimo e nem entram em contato para cobrar pagamento do IOF. “Caso desconfie ser vítima de um golpe, a Receita Federal orienta que o cidadão procure imediatamente a autoridade policial, munido de todas as provas possíveis, a fim de registrar um boletim de ocorrência”, conclui a instituição, por meio de nota.

otempo

Nenhum comentário: