23/05/2022

FIASCO: APENAS 787 INSCRITOS NO CANAL DO TSE NO TELEGRAM E MAIORIA DE REAÇÕES NEGATIVAS

Canal do TSE no Telegram tem 787 inscritos e maioria de reações negativas

Nos primeiros dias de funcionamento do canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Telegram, o órgão, que está em campanha para combater as fake news, recebeu manifestações negativas. A rede social permite que os usuários enviem reações em formas de emojis para cada mensagem. Em todas as sete publicações do TSE no Telegram — que vão desde informações sobre fundo partidário até dicas de como acessar fontes confiáveis —, o emoji de “cocô” é o mais enviado.

A recém-inaugurada página do TSE tinha 787 inscritos até domingo (22). A postagem do Tribunal com maior número de reações negativas foi feita na última quinta-feira (19), quando o órgão publicou que “o combate às fake news é uma das prioridades da Justiça Eleitoral” e disponibilizou “ferramentas para levar informação verdadeira sobre o sistema eleitoral brasileiro”.

O TSE e o aplicativo assinaram um acordo em que o Telegram se compromete a realizar seis ações para evitar a interferência de desinformações nas eleições deste ano. A primeira, já em prática, foi a criação do canal do Tribunal na plataforma com uma verificação de autenticidade. Já um dos principais itens firmados, está a futura funcionalidade de marcação de conteúdos com informações falsas, para advertir sobre postagens com notícias que não são verídicas.

Nenhum comentário: