13/05/2022

ALGUNS ACONTECIMENTOS DA SEXTA-FEIRA 13

Sexta-feira 13

A sexta-feira 13 é conhecida como um dia de má sorte e tem origens muito antigas, que podem ser explicadas através da história e da mitologia.

Há pessoas que ficam com medo em toda sexta 13. Elas imaginam que algo ruim pode acontecer e, por isso, preferem se resguardar e evita cruzar com gatos pretos, quebrar espelhos, passar por debaixo de escadas e outras crendices que "dão azar".

Neste ano, há uma sexta-feira 13, em 13 de maio de 2022.

Existem diversas histórias que podem justificar o porquê da sexta-feira treze ser tão temida. Vejamos quais são eles:
Perseguição e morte de Jesus

Segundo consta, Jesus teria se encontrado com os 12 apóstolos em uma quinta-feira para uma ceia, num total de 13 pessoas. Uma dessas pessoas era Judas Iscariotes, o traidor de Cristo, porque o entregou aos soldados. Ele é considerado o 13.º.

O dia que se seguiu, quando ocorreu a perseguição e crucificação de Jesus, teria sido uma sexta-feira. Hoje, a data é conhecida como Sexta-Feira Santa.

Há ainda outros fatos associados à cultura cristã, que associam o 13 e a sexta-feira como um dia de má sorte:

13 é a "marca da besta": o número 13 é indicado como a "marca da besta" no Livro do Apocalipse. É também visto como um número "imperfeito", se comparado ao número 12, que aparece em referências bíblicas (12 apóstolos e as 12 tribos de Israel, por exemplo).

O dia em Adão comeu o fruto proibido: Adão e Eva teriam comido a maçã proibida, o fruto do conhecimento, em uma sexta-feira.

O dia em Caim matou Abel: foi numa sexta-feira que Caim teria matado seu irmão Abel.

Nenhum comentário: