13/04/2022

RESUMO DE NOTÍCIAS




PT APROVA NOME DE ALCKMIN COMO VICE DE LULA:

Nesta quarta-feira (13), o Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou a indicação do PSB de Geraldo Alckmin para compor uma chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-governador de São Paulo será o vice na chapa do petista à Presidência. A indicação havia sido feita pelo PSB no dia 8 de abril. A aprovação do nome aconteceu durante uma reunião do diretório nacional do PT que ocorreu de forma virtual. O encontro contou com a participação de 90 membros do diretório nacional. Na resolução do PT aprovada nesta quarta, o partido apontou que a candidatura de Lula “tem reais possibilidades de aglutinar a maioria da sociedade” e que as políticas do partido “apontam para a ampliação política necessária para derrotar Bolsonaro, num processo eleitoral que já se revela o mais duro desde a redemocratização do país”. A chapa, no entanto, só deve ser oficializada no encontro nacional do PT nos dias 4 e 5 de junho.


FÁTIMA BERNARDES SE DESPEDE DO 'ENCONTRO':

Nesta quarta-feira (13), Fátima Bernardes usou as redes sociais para falar sobre sua despedida do programa Encontro, da TV Globo. Ela deixará a atração em junho e passará a comandar o The Voice Brasil a partir de outubro. No lugar de Fátima, Patrícia Poeta assumirá o Encontro. No Instagram, Bernardes destacou as mudanças de sua vida. Ela disse que é inquieta.

– Lá vem mais uma grande mudança na minha vida. E lá vem textão. Sou inquieta, tenho medo de me acomodar e sempre quis concluir minha transição do jornalismo para o entretenimento. A oportunidade apareceu. A partir de outubro, estarei no ‘The Voice Brasil’. A felicidade é grande pelo desafio e por saber que o ‘Encontro’ permanecerá chegando à casa das pessoas com informação, pautas necessárias e diversão também. Tenho muito orgulho do programa que construí com uma equipe incrível e com vocês de casa, sempre dispostos a participar. Minha gratidão eterna por embarcarem nos meus sonhos. Vamos juntos nessa nova fase? Eu tô contando com vocês. E já aproveito pra desejar felicidades pra todos que vão encarar novos desafios – escreveu a apresentadora.


GOVERNO DECIDE DAR 5% DE REAJUSTE A SERVIDORES FEDERAIS:

O presidente Jair Bolsonaro decidiu pelo reajuste de 5% para todos os servidores públicos do Executivo federal a partir de julho. O custo de oferecer esse aumento para todo o funcionalismo é R$ 6,3 bilhões em 2022. Mais cedo, Bolsonaro se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes no Palácio do Planalto. A equipe econômica sugeriu que o dinheiro para compensar o reajuste aos servidores seja de cortes em emendas de parlamentares, chamadas de bancada (RP2), destinados a vários ministérios, cujo pagamento não é obrigatório e são mais fáceis politicamente de “enxugar” do que as RP9, do orçamento secreto. O governo corre contra o tempo para anunciar o reajuste do funcionalismo e conseguir colocá-lo em prática na folha de pagamento de julho, porque a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impede aumentos de salário a menos de 180 dias do fim de um mandato presidencial.


SECRETARIA ENVIA RELATÓRIO SOBRE TORNOZELEIRA DE SILVEIRA PARA PF:

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Distrito Federal disse não ter encontrado nenhuma irregularidade na tornozeleira utilizada pelo deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). O relatório foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes. A medida atende a uma determinação do próprio Moraes, que cobrou informações sobre o equipamento após Daniel Silveira alegar que a tornozeleira parecia ter “vida própria”. O deputado pediu a troca no início deste mês. No relatório enviado ao STF, a secretaria explicou que a tornozeleira envia alertas sonoros e vibratórios quando a bateria está em 20% da capacidade. A intenção, no caso, é alertar ao usuário do equipamento sobre a necessidade de recarregá-la.


MORO LEMBRA QUE SEU NOME ERA O TERCEIRO NAS PESQUISAS:

Nesta quarta-feira (13), o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou que ainda não desistiu de disputar a Presidência da República e lembrou que seu nome era o terceiro colocado nas pesquisas eleitorais. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Amarelas On Air, da Revista Veja. Moro, no entanto, disse que é preciso de uma “união” de forças. – Sim, veja, as pesquisas me apontavam com 8% a 10% [das intenções de votos]. Eu tinha a 3ª posição, a candidatura mais competitiva, mas se a gente não tem uma aglutinação de forças que venham do mundo político, sociedade e setor privado não adianta. Nós temos que ter realmente uma união – apontou. 

Nenhum comentário: