04/04/2022

MITOU: LULA PENSA EM FALTAR A DEBATES

Lula não pretende ir a debate na Jovem Pan e ameaça faltar ao da Globo

Os debates eleitorais em 2022 prometem muita emoção a partir do mês de agosto, quando começa oficialmente a corrida para a disputa. Enquanto diversas emissoras começam a se preparar para garantir datas para o embate entre os candidatos a presidente, o líder das pesquisas não deve comparecer a todos os encontros.

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tem dito a aliados que não comparecerá na Jovem Pan News e ameaça faltar até ao da Globo. Segundo apurou o NaTelinha, a Jovem Pan conseguiu viabilizar a realização de um debate, após encontrar-se com legendas que pretendem ter candidatos, mas dificilmente ela contará com o líder das pesquisa.

Por considerar que o canal é bolsonarista, Lula já avisou o PT que não pretende comparecer ao encontro de 09 de agosto no canal de Tutinha. A reportagem ouviu de uma fonte ligada ao partido que não haverá sequer diálogo para convencer o ex-presidente a mudar de ideia.

Isso porque, na visão dos petistas, a Jovem Pan não teria nada a acrescentar, tanto em termos de audiência, quanto na questão dos embates, já que, por defender Bolsonaro, o canal poderia editar o material para utilizar nas redes sociais. Por outro lado, o atual presidente garantiu presença e será tratado como superstar no evento.

Possivelmente outros nomes, como Ciro Gomes e Felipe D’Ávilla também aceitarão, a fim de tentar crescer nas pesquisas. A cúpula da Jovem Pan, inclusive, já sabe que o petista não deverá marcar presença no evento e vem trabalhando nos bastidores para tentar costurar um acordo com a sigla e, assim, garantir que Lula esteja presente.

Nos corredores da Jovem Pan é considerada como uma derrota se o nome do PT não estiver presente, principalmente se ele iniciar a campanha como líder, o que vem acontecendo há mais de um ano.

Mas não é apenas a Jovem Pan que deve perder Lula nos debates. Enquanto William Bonner já mandou avisar que não quer mediar o encontro dos candidatos em 2022, Lula tem dito a pessoas próximas que não sabe ainda se comparecerá ao evento.

Ele já deu mais de uma declaração pública sobre não aceitar entrevistas para a emissora e causou polêmica ao dizer que só aceitar ser sabatinado se fosse ao vivo. Recentemente, Lula já afirmou que, mesmo liderando as pesquisas com folga (ele apareceu com 43% no Datafolha, contra 23% de Bolsonaro), ainda não sabe se irá ao último debate do 1º turno, previsto para acontecer na Globo.

O petista vem insistindo que espera um pedido de desculpas públicos do canal, que fez intensa cobertura à época de sua prisão, por conta das investigações da Lava-Jato e que acabaram sendo anuladas anos depois.

UOL

Nenhum comentário: