19/04/2022

19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO

Dia do Índio

O Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril no Brasil.

A escolha da data recorda a realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México.

O objetivo deste congresso era reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos. Na ocasião, foi proposto que os países da América adotassem o dia 19 de abril como o Dia do índio.

Afinal, antes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países deste continente eram amplamente povoados por grandes nações indígenas.

Infelizmente, a ganância e a crueldade humana fizeram com que muitas tribos fossem totalmente dizimadas e grande parte da cultura indígena fosse esquecida.

No Brasil, a data foi oficializada através do Decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, e tem como objetivo mostrar à população brasileira o quanto o povo indígena contribuiu para a sua formação.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) para conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.
Atividades para o Dia do Índio

Durante o Dia do Índio, ou na semana da sua comemoração, as escolas devem incentivar as crianças e os jovens a conhecer as diferentes práticas culturais das etnias indígenas.

O objetivo é valorizar os índios, para que assim recebam o seu devido valor e não sejam vítimas de preconceito.

Algumas dicas do que fazer com os alunos no Dia do Índio:
  • Fazer colares indígenas;
  • Trabalhar com argila e fazer vasilhas e outros utensílios, pintando-os com motivos indígenas;
  • Relembrar palavras de origem indígena;
  • Contar lendas de diversas tribos do Brasil;
  • Promover debates e reflexões sobre a situação dos povos indígenas atualmente no Brasil;
  • Pintar desenhos alusivos ao dia;
  • Incentivar que os alunos façam desenhos sobre o que conhecem da cultura indígena;
  • Cantar músicas indígenas ou alusivas ao Dia do Índio.
calendarr

Nenhum comentário: