04/03/2022

TAÇA GUANABARA: PROCURADOR QUER 'MELAR' ENTREGA DE TROFÉU AO FLUMINENSE

Procurador do TJD tenta barrar entrega de troféu ao Flu na Taça Guanabara

A Taça Guanabara ganhou, na noite de hoje (3), um capítulo nos bastidores. Com base no "Caso Gabigol", André Valentim, procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) entrou com um pedido de medida cautelar para que a homologação do possível título e a entrega do troféu não aconteçam neste sábado, em Volta Redonda, em caso de vitória do Fluminense sobre o Resende.

Com 24 pontos, o Tricolor depende apenas de um triunfo para não ser mais alcançado neste primeiro turno do Campeonato Carioca. O pedido ainda precisa ser aceito por Renata Mansur, presidente do órgão. A informação foi publicada, primeiramente, pelo "O Globo" e confirmada pelo UOL Esporte.

A solicitação de Valentim foi baseada na denúncia de injúria racial contra Gabigol durante o clássico Fla x Flu, pelo Estadual. Na ocasião, o camisa 9, após o jogo, divulgou vídeo em uma rede social em que apontou ter sido chamado de "macaco" ao se dirigir ao vestiário do Nilton Santos.

Segundo o procurador, há a possibilidade de o clube das Laranjeiras perder três pontos em julgamento sob o artigo 243-G, que fala em "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

Dentre as possíveis pena, cita-se que "caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição".

À época, a pedido do Fluminense, o TJD-RJ abriu inquérito para apurar a denúncia, e ainda está em fase de investigação. Caso não seja caracterizada a infração ou o autor não seja definido, o processo será arquivado.

No dia seguinte ao jogo, em contato com o UOL Esporte, André Valentim apontou que o material disponível ainda era inconclusivo e que aguardaria novas provas que ajudassem a identificar eventuais envolvidos. O ato foi flagrado pela jornalista Isabelle Costa.

O Fluminense tem 24 pontos, e, no G4 ainda tem Flamengo, com 20, Vasco, com 19, e Botafogo, com 16.

UOL

Nenhum comentário: