09/03/2022

DE NOVO?: A MANDO DE XANDÃO MORAES PF VAI OUVIR ABRAHAM WEINTRAUB MAIS UMA VEZ

Alexandre de Moraes manda PF ouvir Abraham Weintraub de novo sobre vídeo contra ministros

Segundo o ministro, as informações prestadas em depoimentos comprovam não ter havido qualquer proposta de compra do imóvel pelo ministro Lewandowski

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou a Polícia Federal ouvir de novo ex-ministro da Educação Abraham Weintraub . Isso porque dois depoimentos desmentem a versão narrada sobre a tentativa de compra de sua casa pelo ministro Ricardo Lewandowski, também do STF.

A decisão é de 3 de março, mas apenas hoje foi publicada no sistema da Corte.

“Diante do exposto, considerando que o conteúdo fraudulento das declarações por ele prestadas era facilmente verificável, determino à Polícia Federal que proceda à nova oitiva de Abraham Weintraub, no prazo máximo de 5 (cinco) dias, com a finalidade de esclarecer o objetivo das declarações feitas na entrevista de 17/1/2022”, disse o ministro.

Segundo Moraes, as informações prestadas no depoimento do advogado comprovam não ter havido qualquer proposta de compra do imóvel, o que foi corroborado pelas declarações da corretora.

“Além disso, os registros de entrada no condomínio, encaminhados à autoridade policial pela própria defesa indicam, de modo incontroverso, as unidades visitadas pelo ministro no condomínio, não havendo qualquer referência ao imóvel do ex-ministro”, afirmou.

Em depoimento à Polícia Federal, o ex-ministro da Educação revelou ter recebido de Ricardo Lewandowski uma proposta de compra de sua casa em São Paulo. Segundo ele, o imóvel não estava à venda. A oferta teria sido feita ao advogado Auro Tanaka, por meio de uma corretora.

O caso ganhou repercussão depois que Weintraub contou a história em entrevista a um podcast, em 17 de janeiro. Na ocasião, ele manteve em sigilo o nome do ministro. A revelação ocorre agora, após intimação a pedido de Alexandre de Moraes.

Segundo o ex-ministro da Educação, a proposta pela casa, no condomínio Chácara Cordeiro, foi feita depois que Lewandowski negou-lhe habeas corpus no âmbito do inquérito das fake news. “É adequado isso? Esse juiz me negou habeas corpus”, disse.

Weintraub disse que não foi sua intenção difamar o ministro do Supremo ou relacioná-lo a algum tipo de crime, mas prometeu apresentar registros de entrada de Lewandowski no condomínio.

Nenhum comentário: