03/12/2021

QUEM É CARLOS CARVALHAL, O TÉCNICO QUE O FLAMENGO COGITA CONTRATAR?

Carlos Carvalhal: quem é e como gosta de jogar o técnico do Braga cogitado no Flamengo

A busca do Flamengo por um novo técnico após a saída de Renato Gaúcho, na segunda-feira, fez com que o nome de Carlos Carvalhal voltasse ao horizonte dos torcedores rubro-negros. O português de 55 anos, que já negociou com o clube após a saída de Jorge Jesus em 2020, seria uma das opções para treinar a equipe carioca, segundo a imprensa portuguesa. Experiente e sincero, Carvalhal está há duas temporadas no Braga, onde implementou um estilo de jogo muito competitivo e vistoso, que o fez bater o Benfica de Jorge Jesus em uma decisão.

O Braga constituiu-se numa quarta força de Portugal nos últimos anos, cenário que continuou após a chegada de Carvalhal ao comando da equipe. Ex-zagueiro do clube e nascido na cidade homônima, que fica no norte de Portugal, o treinador foi contratado para sua segunda passagem pelo clube na metade de 2020, após grande temporada pelo modesto Rio Ave, que levou à Europa League. Antes, teve passagens por clubes de Portugal, da Grécia, da Turquia e do Reino Unido.

O principal título de sua carreira veio justamente na atual passagem. O Braga derrotou o Benfica na final da Taça de Portugal de 2020/21 e frustrou a primeira temporada de Jorge Jesus após seu retorno aos encarnados. Na edição anterior do Campeonato Português, terminou em quarto, com números ofensivos e defensivos atrás apenas do trio Sporting, Porto e Benfica. Na atual temporada, com 12 jogos disputados, a situação é praticamente a mesma.

A equipe de Carvalhal tem algumas bases sólidas e facilmente identificáveis. A primeira é a preferência por jogar com três zagueiros: o esquema 3-4-3 foi o mais utilizado pelo treinador na atual temporada, uma proposta que conta com um jogo de aproximação e movimentação intenso no meio.

Seu Braga tende a atuar propondo o jogo, dominando a posse de bola e acelerando triangulações entre os meias e os atacantes — normalmente, bem próximos uns dos outros —, acionados assim que os defensores conseguem superar a marcação na saída de bola. Jogadas de um toque só, com rápida movimentação, ataque aos espaços e troca de posições entre os jogadores de frente são comuns nas partidas.

O Globo

Nenhum comentário: