08/12/2021

CEARÁ-MIRIM: IGREJA MATRIZ É OFICIALIZADA 'SANTUÁRIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO' PELA ARQUIDIOCESE

Arquidiocese oficializa igreja matriz de Ceará-Mirim como Santuário da Imaculada Conceição

O dia 8 de dezembro de 2021 ficará marcado também na história religiosa de Ceará-Mirim. Durante missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, a igreja matriz foi elevada ao posto de Santuário, por ocasião do encerramento das comemorações da festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. O evento foi realizado nesta quarta-feira (8), e contou com a participação do prefeito Júlio César Câmara, do vice-prefeito, Marcílio Dantas, de vereadores, auxiliares da administração, além da presença da governadora Fátima Bezerra e do vice-governador, Antenor Roberto.

A celebração reuniu padres de diversas paróquias do estado, romeiros, fieis e população em geral, que prestigiou a elevação da paróquia. Na prática, o Santuário passa a receber missões e peregrinações de todo o Brasil, se tornando uma referência religiosa regional.

O prefeito Júlio César Câmara destacou e comemorou a elevação da matriz ao novo status. “Este é um dia muito importante não apenas para a comunidade católica, mas para o turismo religioso. Estamos nos preparando para receber cada vez mais turistas e pessoas que têm a curiosidade de conhecer a estrutura, que é uma das maiores e mais bonitas do Brasil”, disse o prefeito, lembrando que estão sendo construídas a maior Santa Ceia do Brasil, com 4 metros de altura e 13 metros de comprimento, uma obra assinada pelo artista local Arivan, mas também os mirantes de São Bento e do Santa Paula.

O padre Neto, titular da matriz de Nossa Senhora da Conceição explicou que “o reconhecimento público já existe, mas a partir de agora vamos poder desenvolver com mais força o turismo religioso, tornando a matriz um local de peregrinação, onde fieis de todos os lugares poderão fazer seu encontro com Jesus por meio de Nossa Senhora da Conceição”. A igreja matriz tem 36 metros de altura e dispõe de 17 altares e mais de 70 imagens sacras.

Dom Jaime Veira Rocha também comemorou a elevação e citou que é um reconhecimento merecido. “Podemos dizer com muita alegria que a partir de hoje o templo é um testemunho pleno de fé, devoção e dedicação do povo de Ceará-Mirim a Deus. Na cidade, as celebrações são sempre lotadas de fieis que passarão a professar com mais frequência e fervor a sua fé. Sem dúvida, este é um sinal de esperança e de fraternidade para todos nós”, pontuou.

A festa da padroeira de Ceará-Mirim foi realizada durante 11 dias, com vasta celebração religiosa e cultural, e terá programação religiosa formalmente encerrada com a tradicional procissão.

Nenhum comentário: