02/11/2021

CONHEÇA A HISTÓRIA DE JERICÓ, A CIDADE MAIS ANTIGA DO MUNDO

Jericó, conheça a cidade mais antiga do mundo

Jericó, cidade situada na Cisjordânia, às margens do Rio Jordão a cerca de 258 metros abaixo do nível do mar, sendo a região habitada com a menor altitude do planeta. A 27 km de Jerusalém e a 8 km do Mar Morto, as terras de Jericó eram, segundo é descrito no Velho Testamento, férteis e muito buscadas para o estabelecimento de populações ao longo de milhares de anos, quando era conhecida por “Cidade das Palmeiras”.

Os “tempos de glória” da cidade datam até mesmo de antes dos primeiros escritos bíblicos, sendo que o pouco que se sabe a respeito vem dos estudos arqueológicos, que apontam que a cidade já tenha mais de 10 mil anos, sendo oficialmente considerada a cidade habitada mais antiga do mundo, algo que se nota já à entrada da cidade, escrito na famosa Fonte de Eliseu, um dos locais mais fotografados pelos turistas – calcula-se que as primeiras habitações sejam de cerca de 10 mil anos antes de Cristo.

Em Jericó estão lugares considerados sagrados pelo cristianismo, judaísmo e islamismo, o que faz da cidade um dos lugares mais importantes do mundo para muitas pessoas. Segundo o Antigo Testamento, Jericó foi cenário para o que ficou conhecido como “A batalha de Jericó”, na qual Josué teria levado o exército e passado sete noites fazendo um cerco às muralhas da cidade. Ao sétimo dia, Deus teria tocado sete trombetas e todos gritaram juntos, assim derrubando a grande muralha. Assim, o povo comandado por Josué teria tomado a cidade, queimado tudo e levado as riquezas do local, em nome de Deus (citado no livro de Josué, capítulo 6).

Jericó também é cenário para acontecimentos importantes mencionados no Novo Testamento, como o famoso Monte das Tentações, onde Jesus teria passado por um jejum de 40 dias, tempo em que foi visitado diversas vezes pela figura do Diabo, que o teria tentado para que transformasse pedras em pão, mas Jesus resistiu às tentações.

A cidade também teria sido cenário para alguns milagres realizados por Jesus, como a cura de homens cegos. Talvez o mais famoso deles seja a Árvore de Zaqueu, sendo que Zaquel não era cego fisicamente, mas espiritualmente. A história bíblica conta que o homem teria subido na árvore para ver Jesus que estava passando com discípulos, e o teria convidado para sua casa. Zaqueu era um homem rico e cobrador de impostos, muito mesquinho. Após ter recebido Jesus, o homem passou a enxergar com “os olhos da alma”, mudando completamente de vida e se tornando mais generoso.

Clique no link abaixo e veja toda matéria:

Nenhum comentário: