06/10/2021

VIAJANDO NA DIREÇÃO DA TERRA: ASTRÔNOMOS DESCOBREM PLANETA DE 150 KM DE DIÂMETRO

Maior cometa já descoberto está viajando na direção da Terra

Um dos maiores cometas já observados está vindo da borda do sistema solar em direção à Terra e deve se aproximar ainda mais nos próximos dez anos. Com 150 km de diâmetro, ele é cerca de 31 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos astrônomos.

Ele foi detectado pela primeira vez em 2014, mas só agora – sete anos depois – os cientistas foram capazes de identificá-lo. O asteroide que extinguiu os dinossauros também tinha 150 km de diâmetro.

Batizado de Bernardinelli-Bernstein em homenagem aos cientistas que o descobriram, dos quais um brasileiro, ele foi primeiro confundido com um pequeno planeta conhecido como planeta anão.

À medida que se aproxima do nosso planeta, os cientistas poderão observá-lo e aprender mais sobre a formação do sistema solar.

– Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto – ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado – e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece […] Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos – disse Gary Bernstein, um dos astrônomos que descobriram o cometa.

O brasileiro Pedro Bernardinelli, da Universidade da Pensilvânia, também participou da descoberta.

A descoberta do cometa, inclusive, foi de uma forma inesperada. A iniciativa Dark Energy Survey, que mapeou de 2013 a 2019 o céu do hemisfério sul, tinha o objetivo de encontrar informação relevante para o estudo da energia escura. A precisão e profundidade do mapeamento, contudo, permitiu também outras utilidades, dentre elas, descobrir o gigantesco corpo celeste.

pleno.news

Nenhum comentário: