01/10/2021

COMISSÃO DE ANISTIA NEGA PEDIDO DO PAI DE RODRIGO MAIA

Pai de Rodrigo Maia tem pedido negado pela Comissão de Anistia

O vereador César Maia (DEM-RJ), pai do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Sem Partido-RJ), teve o pedido de reconhecimento à condição de anistiado negado pela Comissão de Anistia do governo federal na última terça-feira (28). O pedido foi negado pelos conselheiros do colegiado por um placar de 7 votos a 2.

César Maia pedia reparação econômica por ter sido supostamente alvo do regime militar. Ele chegou a ser preso depois da ascensão dos militares ao poder em 1964. Para fugir do regime, César exilou-se no Chile em 1968. Foi durante o exílio que Rodrigo Maia nasceu, em 1970, na capital Santiago.

Apesar dos votos dos conselheiros, a palavra final caberá à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a quem a comissão é subordinada. A ministra não antecipa o voto, mas o padrão é que ela siga o parecer do colegiado.

De acordo com os dados do portal da transparência do governo federal, o pedido de anistia foi protocolado pelo vereador em 27 de setembro de 2016, dois meses após Rodrigo Maia ser eleito pela primeira vez para a presidência da Câmara. Na época, o presidente já era Michel Temer (MDB). Em seu pedido, o vereador solicitou reparação econômica em prestação única.

Nenhum comentário: