29/10/2021

CINCO JORNALISTAS POSTAM CONTRA O GOVERNO DO VIETNÃ NO FACEBOOK E SÃO PRESOS

Vietnã prende cinco jornalistas por postagens contra o governo no Facebook

Um tribunal vietnamita condenou cinco jornalistas a penas de prisão e os proibiu de trabalhar por três anos, informou a mídia estatal, depois que foram condenados por espalhar conteúdo ‘antiestado’ em um meio de comunicação baseado no Facebook.

Eles foram considerados culpados de “abusar dos direitos democráticos e das liberdades para infringir os interesses do estado” em um julgamento de dois dias na cidade de Can Tho, no sul do país, disse a Agência de Notícias do Vietnã (VNA) nesta quinta-feira (28).

Os jornalistas montaram um veículo de notícias chamado Bao Sach (Jornal Limpo) no Facebook, que, segundo a denúncia citada pela VNA, veiculava conteúdos que distorciam informações e difamavam o governo.

“Os atos cometidos pelos réus também geraram confusão, desconfiança entre as pessoas”, disse.

As autoridades do Vietnã detêm regularmente usuários de mídia social por postarem conteúdo “antiestado”.

Truong Chau Huu Danh, ex-repórter e líder do grupo, foi condenado a quatro anos e meio de prisão, enquanto os outros réus receberam penas de prisão de dois a três anos, disse a VNA.

Todos os cinco serão banidos do jornalismo por três anos após deixarem a prisão, informou a VNA.

O vice-diretor asiático da Human Rights Watch, com sede em Nova York, Phil Robertson, disse que o Vietnã não deveria tratar a mídia como “inimiga do estado”.

“Jogar mais jornalistas cidadãos na prisão não vai impedir as pessoas de reclamar ou exigir reformas no Vietnã”, disse Robertson.

“O governo deve reconhecer que jornalistas cidadãos e mídia independente são aliados da boa governança.”/ Aljazeera

Nenhum comentário: