02/09/2021

'QUER NON': 2,97 MILHÕES DE DOSES DA CORONAVAC É RECUSADA PELA COREIA DO NORTTE

Coreia do Norte recusa 2,97 milhões de doses da CoronaVac

A ditadura da Coreia do Norte recusou 2,97 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 produzidas pelo laboratório chinês Sinovac, fabricante da CoronaVac, segundo revelou nesta quinta-feira (02) à Agência Efe uma porta-voz da Unicef, encarregada da distribuição dos imunizantes no país, através do mecanismo Covax.

Segundo a fonte, o Ministério de Saúde Pública norte-coreano indicou que as vacinas que são oferecidas através da iniciativa da OMS “podem ser transferidas para países gravemente afetados, diante do estoque mundial limitado”.

Até o momento, a Coreia do Norte não recebeu qualquer remessa de imunizantes, embora as autoridades de saúde do regime do país tenham informado que seguirão “se comunicando com o mecanismo Covax para receber vacinas contra a Covid-19 nos próximos meses”.

A Coreia do Norte, que fechou todas as fronteiras no ano passado para impedir a entrada da Covid-19, alega não ter registrado qualquer caso de infecção pelo patógeno.

No último balanço enviado à OMS, a ditadura comunista indicou que, de março de 2020 até agosto deste ano, realizou 37.291 testes PCR, todos com resultado negativo.

Até a primeira metade de 2021, a Coreia do Norte deveria ter recebido 1,9 milhão de doses de vacina da AstraZeneca, através do mecanismo Covax, no entanto, a entrega nunca aconteceu. O regime norte-coreano não aceitou as recomendações técnicas da iniciativa, criada para garantir a distribuição de imunizantes nos países mais necessitados.

Em julho, o Instituto de Estratégia de Segurança Nacional (INSS), que faz parte do serviço de inteligência da Coreia do Norte, publicou informe em que justificava a recusa do governo pelos “temores sobre os efeitos secundários da vacina da AstraZeneca”.

O mesmo documento alegava que o país “se mostra reticente sobre as vacinas produzidas na China” e que tinha uma opinião mais favorável com relação aqueles que são produzidas na Rússia.

Nenhum comentário: