05/09/2021

ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO: BRASIL E ARGENTINA SE ENFRENTAM AS 16HS DESTE DOMINGO (05)

Velhos conhecidos: Brasil e Argentina voltam a duelar após a final da Copa América

O Brasil enfrenta a Argentina neste domingo (5), na Neo Química Arena – estádio do Corinthians, em São Paulo (SP), às 16h (horário de Brasília. O jogo será válido pela oitava rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. A Seleção lidera com 21 pontos, seis a mais que os argentinos, segundo colocados. Os brasileiros vêm de vitória contra o Chile, em Santiago por 1 a 0, de uma quebra de recorde de vitórias consecutivas em Eliminatórias, mas de um futebol questionado por sua qualidade.

O técnico Tite não se sente pressionado, apesar das críticas e diz que seu objetivo está muito claro. "O meu grande objetivo profissional, com a vinda para a seleção, era fazer um ciclo, para chegar ao final e ter uma construção de equipe, com plenitude final na Copa do Mundo. Mas as oportunidades na vida nem sempre surgem assim. O Brasil atingiu a plenitude nas Eliminatórias, mas oscilou na Copa do Mundo, e saiu para a Bélgica num jogo que para mim foi top 3. Veio o convite de permanência. O que pensei individualmente: se dá essa oportunidade de construção de equipe para que aí sim possamos chegar com a seleção em sua plenitude na Copa do Mundo".

Parte das críticas ao técnico falam sobre uma espécie de “conservadorismo” tático e em relação às substituições. "Não posso responder a críticas e opiniões dos outros, isso são opiniões de cada um. Tenho todo um histórico. Quem me conhece profundamente, sabe. Eu não encampo essa batalha. Não generalizo em relação à imprensa. Um jogo pode ser enxergado de diferentes formas, e uma construção de uma equipe tem passos diferentes. Cada um faz o comentário, a parte que quer, o enfoque que quer, os princípios que quer. Tenho toda uma história no futebol. Nunca vou contestar. O que coloco é a cabeça do técnico para a construção da equipe, que tem um viés diferente da ótica do comentarista. Tem gente que julga o caráter pela forma como a equipe joga, conduta pessoal. O público assiste e busca informação também, e faz a sua análise”, disse.

No entanto, para o jogo deste domingo, o técnico acena com mudanças no time. Os mais cotados para começar entre os 11 são o volante Gerson e o meia Everton Ribeiro, que entraram no segundo tempo em Santiago e mudaram o jeito de jogar da seleção. O segundo, inclusive, foi o autor do gol da vitória da seleção. "Eles entraram bem, produziram bem", reconheceu Tite, que evitou cravar a escalação da dupla no clássico. "Mas não posso fazer essa afirmação."

Para o treinador, a seleção apresentou desempenho superior no segundo tempo, em comparação ao primeiro, justamente em razão das mudanças. "Tivemos um primeiro tempo com solidez defensiva, e um segundo tempo mais equilibrado, com posse de bola e mais agressividade", avaliou. "O que há é um desafio muito grande, uma engrenagem de 11 jogadores que nunca jogaram juntos e, às vezes precisa fazer essas modificações durante o jogo."

Gerson e Everton Ribeiro receberam elogios diretos de Tite. "O jogo pediu um articulador, mais do que um meio-campista, um construtor num jogo de embate, um jogo físico. E o Gerson tem essa imposição técnica dele", comentou o treinador. "E a entrada de um outro meio-campista (Everton) estabeleceu essa relação de equilíbrio."

O técnico da seleção reconheceu que, com o anúncio de uma lista extra de convocados, por causa do veto dos clubes ingleses a liberarem seus jogadores, ganhou mais opções para preparar a equipe ideal para a Copa do Mundo do próximo ano, no Catar. Gerson foi um dos novo jogadores chamados na convocação de última hora, na semana passada.

"Nós falamos que um dos aspectos importantes era que, quem não veio, teve alguns problemas. E quem veio não tem nada a ver com as outras situações e que aguarda sua oportunidade, para ir para dentro. Que jogue muito e tenha reconhecimento público e nosso. É assim que se faz futebol: tu compete em alto nível de forma leal. Quando fizemos trabalhos táticos, sempre fazemos com todos", disse Tite. "Estamos numa fase de construção da equipe, esperamos que ela esteja em sua plenitude da sua condição no Mundial, no processo de crescimento e evolução."

O treinador ainda indicou que deve manter Weverton no gol, mas fez mistério quanto ao substituto de Marquinhos, que levou cartão amarelo na noite de quinta e vai cumprir suspensão contra a Argentina. "Estou muito tranquilo com Lucas Veríssimo e Miranda. Não pensei ainda. Vi o jogo ao vivo, entre Palmeiras e São Paulo, e o Miranda jogou muito. O Lucas esta num grande momento, desde a época do Santos. Esteve muito próximo de ser convocado antes. Os dois estão treinando e estão bem preparados e têm essa condição de começar jogando."

TN

Nenhum comentário: