18/08/2021

RJ RECORRE DE DECISÃO MONOCRÁTICA DE FACHIN QUE MANDA INVESTIGAR OPERAÇÕES DA POLÍCIA

RJ recorre de decisão do STF que mandou investigar operações

O governo do Rio de Janeiro ingressou, na segunda-feira (16), com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a decisão individual do ministro Edson Fachin que mandou investigar as operações policiais abertas durante a pandemia. A Procuradoria Geral do Estado sugere que Fachin reconsidere a própria decisão ou leve a questão direto ao plenário.

O principal ponto questionado pelo governo fluminense é a ordem para conceder acesso a comunicações e relatórios sobre as operações. O argumento é o de que a divulgação das informações “sem critério e de maneira descontextualizada” pode colocar em risco a vida dos policiais e prejudicar investigações em curso.

– A divulgação de tais dados, de maneira generalizada, subtrairia a tais operações o efeito surpresa, permitindo aos criminosos se antecipar a tais operações, e, mediante a análise de operações já realizadas, a compreender o modus operandi da polícia, colocando em risco o resultado de tais ações e a vida de policiais e de indivíduos em geral – diz um trecho do agravo.

A ordem para o Ministério Público Federal investigar as operações deflagradas no Rio de Janeiro foi dada no final de junho. Na época, havia forte repercussão da operação da Polícia Civil na favela do Jacarezinho, na Zona Norte da capital, que resultou na morte de 29 pessoas.

Com informações AE

Nenhum comentário: