03/08/2021

'ATAQUE CONTRA PETROLEIRO ATRIBUÍDO AO IRÃ TERÁ RESPOSTA COLETIVA' - PROMETE EUA

EUA promete ‘resposta coletiva’ ao ataque contra petroleiro atribuído ao Irã

A pressão sobre o Irã aumentou nesta segunda-feira (2), depois que os Estados Unidos prometeram uma “resposta coletiva” ao ataque contra um petroleiro administrado pela empresa de um israelense, que foi atribuído a Teerã.

“Haverá uma resposta coletiva”, disse o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken.

“O Irã continua agindo de forma tremendamente irresponsável”, afirmou. “As ações iranianas são uma ameaça direta à liberdade de navegação”, disse Blinken um dia depois de ter acusado o Irã de ter cometido este ataque no mar de Omã.

Autoridades iranianas desmentiram no domingo qualquer vínculo com o ataque ao petroleiro “Mercer Street”, gerido pela empresa do magnata israelense Eyal Offer. Um britânico e um romeno morreram no ataque que, segundo Washington, foi executado com “drones explosivos”.

Reino Unido, Romênia e Israel estão entre os aliados com os quais Washington coordenou ações, disse Blinken.

O Irã prometeu nesta segunda responder a qualquer “aventura” contra o país, após as ameaças de represálias dos Estados Unidos e de Israel.

“A República Islâmica não vai hesitar em proteger sua segurança e seus interesses nacionais”, disse o porta-voz de Assuntos Exteriores, Saïd Khatibzadeh.

O Irã “responderá imediatamente e de forma decisiva a qualquer aventura”, acrescentou

– Provas ou acusações infundadas? –

Este novo episódio ocorre na véspera da posse do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, que inicia seu mandato de quatro anos.

O Irã é um inimigo declarado dos Estados Unidos, com os quais não mantêm relações diplomáticas desde 1980 e Israel, cuja existência não reconhece.

Nenhum comentário: