18/07/2021

'TUBARÃO ROBÔ' - A NOVA ARMA DA CHINA

A nova arma da China: o tubarão-robô

As forças armadas da China apresentaram numa feira de tecnologia militar em Beijing uma nova arma para guerra marítima: o Robo-Shark, desenvolvido pela empresa Boya Gongdao Robot Technology. Dois modelos foram apresentados, um com 1,5 metro de comprimento, outro com 2,3 metros, aproximadamente o tamanho de um tubarão real.

Segundo o jornal estatal chinês Global Times, o tubarão-robô tem as capacidades de “missões de reconhecimento subaquático de perto, busca e salvamento, vigilância do campo de batalha, antissubmarino, levantamento hidrológico, retransmissão de comunicações e rastreamento subaquático”.

A reportagem do Global Times afirma que é difícil distinguir o robô de um tubarão normal a olho nu, já que eles se movimentam com os mesmos princípios dinâmicos. Está equipado com equipamento de vigilância para perseguir submarinos inimigos: sonar, câmera, hidrofones, e magnetrônomos.

Em 2013 a marinha dos Estados Unidos desenvolveu um projeto semelhante: um robô com forma de atum chamado GhostSwimmer. com 1,5 metro de comprimento e 45 quilos de peso. Esta é uma reportagem da época divulgada pela estação WXYZ, de Detroit:

Nenhum comentário: