23/07/2021

JUDICIÁRIO DOS MEUS SONHOS: JUÍZES (AL) DOBRAM O PRÓPRIO VALE ALIMENTAÇÃO - 'GANHAMOS POUCO'

Juízes dobram o próprio vale-alimentação: ‘Ganhamos pouco’

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) decidiu, nesta quarta-feira (21), dobrar o valor do auxílio-alimentação dos magistrados do estado. Com isso, o benefício vai de R$ 1.520,22 para R$ 3.040,44 ao mês, o que equivale a 10% do salário de um juiz.

Em entrevista ao portal Uol, o presidente do TJAL, Klever Loureiro, argumentou que a categoria “ganha pouco” se comparado a outras atividades do setor privado. Loureiro chegou a citar os salários de artistas e atletas para justificar.

– Para o cargo que nós exercemos, ganhamos pouco. Se formos comparar, com todo respeito, o salário de jornalista, o salário de jogador de futebol, aí você vê uma pessoa como o Faustão, como a Xuxa ganha em media cinco milhões [de reais]; então um juiz com tudo só ganhar 25 mil [reais], sobre a minha ótica, respeitando quem tem opinião diferente, não é salário estratosférico de maneira nenhuma – disse.

O magistrado disse ainda que a resolução foi “por questão realmente de isonomia, de paridade, porque todos os tribunais recebem [os 10%], só nós recebemos 5%”.

– Nós estamos há sete anos sem reajuste, e tivemos uma perda recente de 30% [gratificação de acervo]. […] Isso ocorreu há uns 60 dias. E Alagoas é um estado pequeno, de duodécimo pequeno; então temos poucos juízes, e muitos acumulam funções, respondem por três comarcas de cidades ao mesmo tempo, por exemplo. Não houve uma aprovação para compensar a perda, mas por questão realmente de isonomia, de paridade, porque todos os tribunais recebem [os 10%], só nós recebemos 5% – afirmou.

Nenhum comentário: