09/07/2021

INDONÉSIA USA IVERMECTINA PARA COMBATER PIOR ONDA DE COVID-19

Indonésios lutam contra a Covid com o uso de ivermectina

A indonésia enfrenta sua pior onda de Covid-19 desde o início da pandemia. O colapso na Saúde está levando os indonésios a comprar grandes quantidades de ivermectina, um medicamento antiparasitário. Classificado pela população como “cura milagrosa”, o medicamento é defendido por muitos e rechaçado por outros no combate à Covid-19.

Com o aumento acelerado das vendas do fármaco, as drogarias no país asiático estão ficando desabastecidas.

– Não temos mais [ivermectina], porque muitos clientes vieram comprá-la – disse Yoyon, chefe de uma associação profissional de farmacêuticos na capital, Jacarta.

A alta procura também está refletindo nos preço do medicamento, que passou de 175 mil rúpias (12 dólares) para 300 mil rúpias (21 dólares).

A popularidade instantânea da ivermectina entre os Indonésios deve-se em grande parte a personalidades que propagam seu uso nas redes.

– A ivermectina é uma das chaves seguras e eficazes para acabar com a pandemia – garante Reza Gunawan, um profissional de Saúde holística de Jacarta, em sua publicação a seus 350 mil seguidores no Twitter.

Iman Sjafei, cofundador da Asumsi (uma empresa de mídia da Indonésia), chegou a testemunhar nas redes sociais que cinco de seus parentes se recuperaram da Covid com o medicamento.

– Talvez seja um placebo. Mas talvez seja verdade – comentou.

No mês passado, a Universidade de Oxford anunciou que está testando a ivermectina como possível tratamento de combate à Covid-19 na recuperação de casos não graves de Covid-19. Batizada de Principle, a pesquisa é financiada pelo governo britânico.

Na fase laboratorial, a pesquisa indicou que o medicamento resultou na redução da replicação do vírus, diz a universidade. Um breve estudo piloto mostra que o antiparasitário poderia diminuir a carga viral e a duração dos sintomas em pacientes com quadros leves da doença.

Nenhum comentário: