13/07/2021

ALERTA: 'VARIANTE DELTA SERÁ DOMINANTE EM TODO O PLANETA' - DIZ OMS

Organização Mundial da Saúde decreta: variante Delta será dominante em todo o planeta

A variante Delta do novo coronavírus, detectada primeiramente na Índia e muito mais infecciosa do que outras versões do patógeno, logo se transformará em dominante mundialmente, segundo alertou nesta segunda-feira 12 a OMS (Organização Mundial da Saúde). 

“O mundo está experimentando, em tempo real, como o vírus continua mudando e se tornando mais contagioso”, afirmou o diretor-geral da agência, Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

O líder da OMS confirmou que, na semana passada, o número global de mortes por covid-19 (cerca de 55 mil), foi ligeiramente superior aos sete dias anteriores, encerrando uma sequência de dez dias de queda e fazendo o total de vítimas superar os 4 milhões. 

“A crise sanitária está piorando, e isso ameaça vida, postos de trabalho e a recuperação econômica global”, afirmou Tedros. 

O diretor-geral da OMS ainda destacou que o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus, favorecido pela variante Delta, já está sendo observado em locais com altas taxas de vacinação, embora a situação seja ainda pior, onde a imunização é mais lenta. 

“Isso se traduz em altos números de internações e mortes, inclusive em países que conseguiram controlar anteriores ondas do vírus”, disse Tedros, que ainda lembrou os problemas de distribuição de itens de proteção, oxigênio e outros medicamentos. 

Mais uma vez, o diretor-geral da OMS lamentou a distribuição desigual de vacinas, que, segundo ele, prejudica a estratégia global de combate ao novo coronavírus. 

Alguns países estão obtendo milhões de doses para dar injeções de reforços, enquanto há outros que nem seguir têm estoque para imunizar os funcionários do setor da saúde e os grupos de risco.

Nenhum comentário: