09/06/2021

FÁTIMA DEU 'RÉ': GOVERNADORA RETIRA DE PETIÇÃO TRECHO QUE CITA 'DESVIO MENTAL E DE CARÁTER' DE BOLSONARO

Fátima pede que peça citando “desvio mental e de caráter” de Bolsonaro seja retirada do STF

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), pediu que a Procuradoria-geral do Estado (PGE) substitua no Supremo Tribunal Federal petição na qual é dito que o presidente Jair Bolsonaro teria “desvio mental e de caráter”. O anúncio foi feito exatamente quatro minutos após o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), fazer uma crítica à chefe do Executivo potiguar.

A forma como o Governo do Estado tratou Bolsonaro tornou-se assunto nacional após reportagem do UOL que trazia o seguinte título: “Bolsonaro tem ‘desvio mental e de caráter’, diz governadora do RN”.

A notícia fala sobre a petição na qual o Governo do Estado respondeu à ação impetrada pela Advocacia Geral da União - a pedido de Bolsonaro - para que fossem suspensos decretos de medidas restritivas em Pernambuco, no Paraná e no Rio Grande do Norte.

Na resposta do governo potiguar, em trecho no qual se discute a questão dos efeitos econômicos causados pelo fechamento de estabelecimentos, é defendido que a defesa da vida se sobrepõe às outras.

E em seguida é feita uma crítica à ação do governo federal: “Obviamente que somente este trecho da ação ora combatida já demonstra ser ela fruto do desvio mental e de caráter do requerente [Bolsonaro] e do advogado-geral da União, os quais, a cada dia, revelam um grave e intolerável desprezo à vida humana e ao próximo”.

Na tarde desta quarta-feira, às 16h26, o ministro das Comunicações foi para o Twitter e criticou a declaração atribuída a Fátima Bezerra. “Independente de ideologia política, olhem como a governadora do RN trata um presidente”, disse.

E acrescentou: “Ainda mais um presidente da República que vem atendendo o estado do RN em muitas demandas além do requisitado. Lamentável e vergonhoso o posicionamento da governadora do PT. E a gente achando que ela ia ‘despiorar’”, disse, com postagem que acompanhava a reprodução da reportagem do UOL.

Às 16h30, Fátima Bezerra postou no Twitter sua decisão de retirar a petição e substituí-la por outra. “Determinei à PGE/RN, autora da peça, que ingresse imediatamente no STF com o pedido de substituição da petição impetrada ontem no STF (ADI 6.855), para que sejam retirados os termos que considero inadequados no tratamento com quaisquer autoridades públicas”.

Apesar da proximidade no tempo, não há como afirmar que a postagem da governadora foi uma resposta direta à crítica de Fábio Faria. O termo “despiorar” usado pelo ministro é uma crítica ao jornal Folha de São Paulo, que publicou texto com o título “Economia dá mais sinais de despiora”. O texto em questão não é uma notícia, mas uma análise e foi escrita pelo colunista Vinicius Torres Freire, que é jornalista e mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard.

TN

Nenhum comentário: