06/04/2021

PESQUISA: XP/IPESPE MOSTRA LULA E BOLSONARO EMPATADOS DENTRO DA 'MARGEM DE ERRO' PARA 2022

Pesquisa XP/Ipespe: Lula e Bolsonaro aparecem empatados na corrida presidencial de 2022

Pesquisa XP-Ipespe aponta que o ex-presidente Lula aparece empatado com Bolsonaro, embora esteja numericamente à frente, dentro da margem de erro, na corrida presidencial de 2022. De acordo com o levantamento, realizado nos dias 29, 30 e 31 de março, o petista recebeu 29% das intenções de votos, enquanto o presidente, 28%. Na pesquisa anterior, Jair Bolsonaro estava à frente com 27%, e Lula com 25%.

Bem distantes dos líderes estão o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro e Ciro Gomes, cada um com 9%, segundo publicou a Veja, em seu site. Numa eventual disputa de segundo turno, Lula aparece com vantagem um pouco mais folgada: 42% contra 38% de Bolsonaro – no início de março, a pesquisa anterior deu Bolsonaro com 41% e Lula com 40%.

Já numa disputa de segundo turno de Bolsonaro com Moro ou Ciro, haveria empate em ambos os casos: 30% e 38%, respectivamente. Para a realização da pesquisa atual, a XP/Ipespe aplicou mil entrevistas em todo o território nacional. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.

Rejeição

A nova rodada da pesquisa também aponta que a rejeição a Bolsonaro continua crescendo: em outubro eram 31% os que consideravam o governo atual ruim ou péssimo; agora esse número saltou para 48%. No mesmo período, o número dos que avaliam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom caiu de 39% para 27%.

Já no que se refere ao desempenho no combate à pandemia, no entanto, a avaliação dos entrevistados melhorou: os que consideram bom ou ótimo saiu de 18% para 21%, enquanto ruim ou péssimo diminuiu de 61% para 58%.

oglobo.com

Um comentário:

Conhecedor disse...

É uma piada