16/04/2021

'NOVOS PONTOS DE DOENÇA NO FÍGADO E NOS OSSOS' DETECTADOS EM COVAS, PREFEITO DE SP

Covas tem 'novos pontos de doença no fígado e nos ossos', diz prefeitura

Exames do prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB), diagnosticado com câncer no fim de 2019, demostraram o surgimento de "novos pontos de doença no fígado e nos ossos", segundo informou a prefeitura da capital paulista nesta sexta-feira (16).

Segundo o boletim médico, Covas está bem clinicamente, "sem sintomas, e apto a prosseguir suas atividades pessoais e profissionais", diz a nota.

Em uma rede social, o prefeito disse que vai seguir lutando. "Abaixar a cabeça!? De jeito nenhum. Vou seguir lutando. Ainda tenho muito trabalho a fazer. Obrigado a todos pelo carinho de sempre. Rezas, orações, pensamentos positivos que recebo de todos os cantos me fazem mais forte nessa batalha", escreveu o prefeito.

De acordo com a prefeitura, os resultados dos exames levaram a ajustes no tratamento contra o câncer. Internado desde quinta-feira (15), o prefeito deve dar continuidade à quimioterapia, que havia sido retomada em fevereiro, e adicionar a imunoterapia. Ele deve ter alta do Hospital Sírio-Libanês no início da semana.

Em 18 de fevereiro, os médicos que tratam Covas haviam relatado que a doença "ganhou terreno". Segundo os profissionais, o nódulo no fígado de prefeito, diagnosticado em outubro de 2019, tinha 2 centímetros, mas regrediu por meio de sessões de quimioterapia.

Um novo nódulo, porém, foi notado em fevereiro deste ano em outro ponto do fígado e com alguns milímetros. Segundo os médicos, o fato de ser de um tamanho pequeno auxilia o tratamento.

Na ocasião, o oncologista Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, explicou que o nódulo apareceu em um exame de rotina e disse que não muda "o status da doença".

Além de Pfiffer, Covas está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas por David Uip, Artur Katz e por Roberto Kalil Filho.

O Globo

Nenhum comentário: