15/04/2021

FACHIN PEDE À PRESIDÊNCIA DO STF PARA DEIXAR A SEGUNDA TURMA

Fachin quer trocar a 2ª turma pela 1ª  

O ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, quer sair da Segunda Turma e migrar para a Primeira após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, em julho.

“Na manhã de hoje o Ministro Edson Fachin encaminhou à Presidência do Supremo Tribunal Federal ofício que segue anexo.

Caso confirmada pela Presidência e pelo Tribunal a mudança de órgão colegiado, a Segunda Turma continua preventa para o julgamento de todos os processos referentes à Operação Lava Jato”, diz o gabinete do ministro, em nota oficial.

No despacho encaminhado ao ministro Luiz Fux, Fachin diz que “respeitada integralmente a precedência da antiguidade e observada a ordem regimental”, manifesta interesse “para fins de transferência à Primeira Turma, caso não haja interesse de integrante mais antigo, em razão do pedido de aposentadoria pleiteado pelo ilustre decano”.

“Se verificada essa premissa e a de que seja do melhor interesse do colegiado no Tribunal, expresso desde já pedido de compreensão aos ilustres colegas da Segunda Turma. Justifico que me coloco à disposição do Tribunal tanto pelo sentido de missão e dever, quanto pelo preito ao exemplo conspícuo do Ministro Marco Aurélio, eminente decano que honra sobremaneira este Tribunal”, afirmou.

Veja

Nenhum comentário: