17/04/2021

A VIDA PREGRESSA DOS 'SUPREMOS' - CÁRMEN LÚCIA E CIA.

Veja a vida pregressa dos “Supremos”: Cármen Lúcia

Uma das integrantes femininas do Supremo Tribunal Federal atende pelo nome de Cármen Lúcia Antunes Rocha. Suas últimas atuações na Corte com destaque na mídia foram o pedido ao presidente da corte, Luiz Fux, para pautar uma notícia-crime que acusa Jair Bolsonaro por suposto genocídio; e o voto a favor na anulação das condenações do ex-presidente Lula, nesta quinta-feira (15).

Carmén Lúcia nasceu em 1954, na cidade de Montes Claros, mas foi criada em Espinosa, ambas no estado de Minas Gerais.

Formou-se em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e se especializou em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral. Possui também mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais, porém o doutorado na Universidade de São Paulo não foi concluído.

Em sua carreira, ela atuou como procuradora do estado de Minas Gerais (1983 – 2006); procuradora-geral do estado de Minas Gerais (2001-2002); professora titular de Direito Constitucional na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983 – atualidade).

Em 2006, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cármen Lúcia foi indicada para ocupar o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal. Sua indicação foi aprovada pelo Senado por 55 votos contra um, em 24 de maio daquele ano. Uma curiosidade sobre isso é que ela foi a segunda mulher a ocupar a vaga, sendo a primeira a ministra Ellen Gracie Northfleet.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: