10/03/2021

BUSCANDO SEGURANÇA JURÍDICA PARA O BRASIL, SENADOR QUER LIMITAR DECISÕES MONOCRÁTICAS NO STF E STJ

Senador quer limitar decisões monocráticas no STF e no STJ

Buscando mais segurança jurídica para o Brasil, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) decidiu protocolar um projeto de lei (816/2021) com o objetivo de limitar as decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A medida ocorre após o ministro Edson Fachin, do STF, decidir anular todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na operação Lava Jato.

A ideia é fazer com que as decisões monocráticas de ministros, quando tratarem da nulidade de atos praticados em processos penais, só tenham “eficácia após ratificação por órgão colegiado”.

Como justificativa para o projeto, o parlamentar apontes que a “A decisão [de Fachin] foi tomada diversos anos após o início daquelas ações penais, após intensos e desgastantes julgamentos tornados públicos pelo 4º Tribunal Regional Federal a pelo próprio Supremo. A decisão tomou a comunidade jurídica de assalto e trouxe ainda mais insegurança jurídica para nossos país”.

Em sua decisão, Fachin considerou que a que a Justiça Federal do Paraná não teria competência para julgar os casos. Os processos foram encaminhados à Justiça do Distrito Federal.

Marcos do Val, no entanto, apontou que a “extemporaneidade da decisão monocrática do relator dos processos da Operação Lava Jato apenas demonstra algo que esse Parlamento há anos observa: o quão é perigoso o poder de decisão monocrático de um ministro, máxime na seara penal”.

pleno.news

Nenhum comentário: