18/02/2021

NOS GOVERNOS DO PT HOUVERAM ATAQUES AO STF, PORÉM NINGUÉM SOFREU CONSEQUÊNCIAS

Lula, Dirceu, Requião: políticos que atacaram o STF sem consequências

As críticas do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não são atos isolados. Durante governos do Partido dos Trabalhadores (PT), houveram ataques à Suprema Corte por integrantes do partido e apoiadores. Porém, nenhum deles sofreu consequências como Silveira.

No ano de 2016, o ex-presidente Lula, na época da sua condução coercitiva para depor à Polícia Federal, afirmou em conversa com a então presidente Dilma Rousseff, que STF é "totalmente acovardado". “Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, temos um STJ totalmente acovardado. Um parlamento totalmente acovardado. Somente nos últimos tempos que o PT e PCdoB começaram a brigar. Temos um presidente da Câmara e do Senado fudid*. Não sei quantos parlamentares ameaçados”, disse.


O ex-senador Roberto Requião, ao visitar um acampamento que acompanhou a prisão de Lula em Curitiba, Paraná, disse que a Corte só poderia existir caso Lula fosse solto. “A prisão de lula é um biombo para esconder a entrega do petróleo, do sistema elétrico, dos direitos dos trabalhadores, da aposentadoria, da Embraer, da Eletrobrás. É o fim do estado social no brasil. Ou Supremo manda soltar o Lula ou o Supremo não existe mais. Com o fim do Supremo, acaba também o Congresso Nacional”. 

Em abril de 2018, o ex-deputado pelo PT Wadih Damous, pediu fechamento do STF. “Nós temos que redesenhar o poder Judiciário e o papel do STF. Tem que fechar o STF. Temos que criar uma Corte Constitucional com seus membros detentores de mandato. Evitar que gente como Roberto Barroso tenha o poder de ditar os números do processo eleitoral, da escolha popular e da democracia brasileira.” 

Ainda em 2018, no mês de outubro, o ex-ministro petista José Dirceu, em entrevista a um portal do Piauí, proferiu críticas e sugeriu retirar os poderes do STF . “O problema é que o STF, não sei nem o porquê desse nome. Tinha que tirar todos os poderes de Supremo, deixar só Corte Constitucional. Depois que Judiciário não é poder da República. Só existem dois poderes eleitos que tem soberania popular: Legislativo e Executivo. O Judiciário é um órgão”. 

Jovem Pan

Nenhum comentário: